PREFEITURA DE ITACARÉ E SEMA ENTREGAM 559 CEFIRs PARA PEQUENOS AGRICULTORES
  • 1.177
  • 0
  • 29/07/2019 
  • redacao

O Prefeito Antonio de Anízio e e o secretário Estadual do Meio Ambiente, João Pedro Oliveira,fizeram a entrega aos agricultores

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, e o secretário Estadual do Meio Ambiente, Joao Pedro Oliveira, entregou nesse domingo 559 documentos do Cadastro Estadual Florestal Rural (CEFIR) aos pequenos agricultores do município. A entrega aconteceu durante a Roda de Conversas com os Agricultores, como parte do VI Festival Gastronômico de Itacaré, e contou com a participação de representantes da Câmara de Vereadores e de diversas associações rurais do município.
Durante a entrega o prefeito Antônio de Anízio falou da importância da agricultura familiar para o município como fonte de geração de emprego e renda e o quanto vem sendo investido nessa área para aumentar e diversificar a produção agrícola, com a aquisição de novos equipamentos, cursos de capacitação, projetos de diversificação e a regularização das associações e propriedades. “E o CEFIR traz como benefícios a valorização das propriedades e possibilidade de acessar crédito agrícola, entre outras vantagens”, acrescentou o prefeito.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Joao Pedro Oliveira, falou da parceria que deve sempre existir entre o meio ambiente e os pequenos agricultores, que são os que produzem mas que também protegem e preservam a natureza. E CEFIR corresponde, no estado da Bahia, ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), no âmbito Federal. O secretário informou que os agricultores que não foram contemplados com essa etapa ainda podem fazer o cadastro.
O CEFIR é uma obrigação criada pelo Código Florestal Brasileiro auxiliando no Planejamento ambiental e econômico do Estado. Todas as propriedades rurais com até quatro módulos fiscais terão os seus cadastros feitos pelo SEMA/INEMA em parceria com os municípios. Em Itacaré, graças a parceria firmada com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o cadastro foi feito gratuitamente, auxiliando os pequenos produtores rurais a se adequarem a legislação ambiental. Os produtores que não receberam seus documentos podem procurar as Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em Itacaré, ou a Secretaria de Agricultura e Pesca, em Taboquinhas.
RODA DE CONVERSA – Ainda na parte da manhã de domingo foi realizada a Roda de Conversa com os Agricultores Familiares, um momento de palestras, capacitação e troca de informações e experiências. Durante o encontro foram realizadas palestras sobre o Serviço de Inspeção (SIM), Potencialidades do Turismo Rural de Itacaré e também sobre todos os passos para a certificação orgânica. (Fonte: SECOM-Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Itacaré)