- 2.897
- 0
- 28/07/2021
- redacao
No dia 25 de julho no último Domingo, foi inaugurada na praia de Algodões, o primeiro centro de reciclagem da Península de Maraú. O evento ocorreu às 17 horas contou com a presença de moradores, coordenadores e convidados. A coleta seletiva particular da Vila Circular coleta os resíduos orgânicos de casas e comércios 3 vezes na semana e os transforma em composto para hortas e jardins. O projeto da reciclagem orgânica é decentralizado e prevê vários centros de compostagem distribuídos pela península.
A Vila Circular foi desenvolvida pela future.camp® uma ONG Suíça, que promove modos de vida sustentáveis. O projeto inclui um pátio de compostagem, que foi financiado pela Embaixada da Suíça no Brasil. Além de processar resíduos orgânicos e produzir adubo, fertilizantes e fibras naturais, a Vila Circular criou uma horta em permacultura e um sistema agroflorestal para produzir alimentos orgânicos. Um jardim medicinal serve como farmácia viva para a comunidade. Nos primeiros 4 meses de operação foram processados em torno de 30 toneladas de resíduos orgânicos. A meta é de futuramente processar 30-50 toneladas por mês.
Por último, mas não menos importante, o projeto de logística reversa está funcionando com um piloto de coleta seletiva nas comunidades de Algodões e Arandis. Em apenas dois meses de coleta, 30 toneladas de vidros, plásticos, papelão, alumínio, ferro e lixo eletrônico foram recolhidos e entregues aos catadores, que retiram os materiais da área de coleta em Algodões, revendendo os para usinas de reciclagem em todo Brasil.
A coleta particular funciona por contribuição mensal de casas e comércios cadastrados, assim viabilizando a logística e o frete. A atual prefeitura de Maraú já reconheceu a importância do Programa PLZ e sinalizou apoiá-lo.
GabrieleKull/ Gestora do Programa PLZ e Vila Circular (73) 999 83 33
hello@futurecamp.vision
- FAÇA UM COMENTÁRIO
- 0 COMENTÁRIOS