PENÍNSULA DE MARAÚ: VILA CIRCULAR FOI INAUGURADA NA PRAIA DE ALGODÕES
  • 2.745
  • 0
  • 28/07/2021 
  • redacao

 

A Vila Circular foi desenvolvida pela future.camp® uma ONG Suíça, que promove modos de vida sustentáveis

No dia 25 de julho  no último Domingo, foi inaugurada na praia de Algodões, o  primeiro centro de reciclagem da Península de Maraú. O evento ocorreu às 17 horas contou com a presença de moradores, coordenadores e convidados.  A coleta seletiva particular da Vila Circular coleta os resíduos orgânicos de casas e comércios 3 vezes na semana e os transforma em composto para hortas e jardins. O projeto da reciclagem orgânica é decentralizado e prevê vários centros de compostagem distribuídos pela península.

© future.camp® 2021 – leira de compostagem pelo método UFSC da Vila Circular, Praia de Algodões, BA

A Vila Circular foi desenvolvida pela future.camp® uma ONG Suíça, que promove modos de vida sustentáveis. O projeto inclui um pátio de compostagem, que foi financiado pela Embaixada da Suíça no Brasil. Além de processar resíduos orgânicos e produzir adubo, fertilizantes e fibras naturais, a Vila Circular criou uma horta em permacultura e um sistema agroflorestal para produzir alimentos orgânicos. Um jardim medicinal serve como farmácia viva para a comunidade. Nos primeiros 4 meses de operação foram processados em torno de 30 toneladas de resíduos orgânicos. A meta é de futuramente processar 30-50 toneladas por mês.

© future.camp® 2021 – compostagem de resíduo orgânico pelo método UFSC na Vila Circular em Algodões, BA

Por último, mas não menos importante, o projeto de logística reversa está funcionando com um piloto de coleta seletiva nas comunidades de Algodões e Arandis. Em apenas dois meses de coleta, 30 toneladas de vidros, plásticos, papelão, alumínio, ferro e lixo eletrônico foram recolhidos e entregues aos catadores, que retiram os materiais da área de coleta em Algodões, revendendo os para usinas de reciclagem em todo Brasil.

future.camp® 2021 – Safra de tomate cereja orgânico da Vila Circular, Praia de Algodões, BA

A coleta particular funciona por contribuição mensal de casas e comércios cadastrados, assim viabilizando a logística e o frete. A atual prefeitura de Maraú já reconheceu a importância do Programa PLZ e sinalizou apoiá-lo.

GabrieleKull/ Gestora do Programa PLZ e Vila Circular (73) 999 83 33

hello@futurecamp.vision