ITACARÉ: VIII FESTIVAL SABORES FOI ABERTO OFICIALMENTE NESTA SEXTA-FEIRA (15)
  • 255
  • 0
  • 16/10/2021 
  • redacao

Considerado como um dos maiores eventos de gastronomia da Bahia, o VIII Festival Gastronômico Sabores de Itacaré será aberto oficialmente nesta quinta-feira, às 17 horas, na Praça São Miguel, contando com a participação de mais de 40 estabelecimentos comerciais e cerca de 45 pratos. O tema escolhido para esta edição é “Da Origem ao Prato“, destacando a história de cada ingrediente e todo o processo de produção e preparo até chegar à mesa do cliente. A realização é da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Governo da Bahia.

O coquetel de lançamento do evento foi realizado na noite desta quarta-feira no Hotel Aldeia do Mar, contando com a presença do prefeito Antônio de Anízio, do vice-prefeito Genilson Souza, do secretário estadual do Esporte, Trabalho, Emprego e Renda, Davidson Magalhães, além dos patrocinadores, colaboradores e chefs, artesãos e agricultores familiares que estão participando desta edição. Durante o encontro o prefeito Antônio de Anízio falou da importância do Festival Sabores de Itacaré para o turismo do município, valorizando a gastronomia do município, o artesanato, a cultura e a agricultura familiar.

O Festival Sabores de Itacaré entra para sua 8ª edição e acontecerá entre os dias 14 e 24 de outubro de 2021, sempre com a proposta de valorização da agricultura familiar. E neste ano, seguindo o que ocorreu em 2020, terá uma limitação de público em razão da pandemia da Covid-19. Seguindo o decreto estadual, o festival terá um esquema de entrada e saída que permitirá a presença de até 500 pessoas simultaneamente dentro do circuito gastronômico. A estimativa é de que duas mil pessoas visitem o espaço a cada dia.

E além dos pratos do Festival Gastronômico, o evento vai contar com as já tradicionais aulas-shows na Praça São Miguel, com direito a degustação de porções dos pratos apresentados. As aulas acontecem entre os dias 14 a 17 e vão contar com a participação de chefs renomados. Tem ainda as feiras de gastronomia, agricultura familiar e de artesanato, além de shows com artistas regionais.  Tudo isso sem contar com as manifestações culturais e a promoção e venda dos pratos do Festival Gastronômico nos estabelecimentos que estão participando. (SECOM-Secretaria Comunicação/ Prefeitura de Itacaré)