BIDEN ANUNCIA FECHAMENTO DO ESPAÇO AÉREO DOS EUA PARA AVIÕES RUSSOS
  • 1.723
  • 0
  • 02/03/2022 
  • redacao

 

Presidente americano fez o anúncio durante o discurso do Estado da União, no Congresso dos EUA

O primeiro discurso do Estado da União do presidente norte-americano, Joe Biden, foi marcado por declarações contra a invasão russa à Ucrânia. A ocasião é considerada uma prestação de contas da Casa Branca ao Parlamento dos Estados Unidos.

Nesta terça-feira (1º/3), em pronunciamento transmitido ao vivo de Washington, Biden condenou os bombardeios que desestabilizaram o Leste Europeu e colocaram o mundo em alerta. O norte-americano também anunciou o fechamento do espaço aéreo dos Estados Unidos para aviões russos.

A União Europeia (UE) e o Canadá já haviam imposto, no último domingo (27/2), uma proibição geral de voos aos aviões russos. Seguindo a mesma direção, empresas aéreas como a Air France-KLM e Finnair também decidiram suspender as viagens para o país de Vladimir Putin. Em contrapartida às sanções, a Rússia anunciou nessa segunda-feira (28/2) o fechamento do espaço aéreo a companhias de 36 países.

Discurso

Na prática, Biden tentou demonstrar firmeza nas ações americanas contra a guerra. Foi uma forma de reacender a confiança da população no governo.

O Estado da União é um dos principais eventos políticos americanos. Na ocasião, o presidente americano detalha os avanços do governo e esclarece as prioridades de sua gestão.

Biden adiou o discurso, que deveria ter ocorrido em meados de fevereiro. Questões internas, como a alta da inflação e a baixa popularidade — cerca de 40% dos americanos aprovam o governo—, motivaram o remanejamento para março.

O discurso do Estado da União de hoje foi o mais tardio já feito por um presidente norte-americano, uma vez que é habitualmente marcado para janeiro ou, em alguns casos, para fevereiro.