ITACARÉ: ANTONIO DE ANÍSIO VENCE O PRÊMIO SEBRAE PREFEITO EMPEENDEDOR
  • 913
  • 0
  • 25/05/2022 
  • redacao

Prefeito de Itacaré (ao microfone) é reconhecido pelo projeto Lixão Nunca Mais

A  edição baiana do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2021/2022 já tem vencedor. O prefeito de Itacaré, Antônio Damasceno, Tonho de Anízio (PT), faturou o prêmio na categoria Inovação e Sustentabilidade. O trabalho do gestor do município do sul da Bahia foi reconhecido devido ao projeto Lixão Nunca Mais, desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e uma ONG alemã.

Na solenidade de entrega do prêmio, nesta terça (24), em Salvador, o prefeito reafirmou o compromisso de extinguir o lixão de Itacaré até o final do próximo mês. Para isso, o projeto Lixão Nunca Mais implementou, ainda em nível experimental, o serviço de coleta seletiva, que será complementado com a construção da estação de transbordo e do centro de reciclagem de resíduos sólidos.

Outra frente do projeto envolve a Associação Vitória de Catadores de Materiais Recicláveis, formada pelos trabalhadores que sobreviviam da coleta de resíduos no lixão. A entidade classista recebe apoio da Prefeitura de Itacaré e do MDR para tocar o serviço de coletaA seletiva do município e, a partir de julho, assumir a estação de transbordo e o centro de reciclagem.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em sua 11ª edição, reconhece os gestores que estimulam, por meio da iniciativa pública, a criação e o fortalecimento de negócios que contribuem para o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros. Com o título na Bahia, o prefeito de Itacaré vai concorrer à edição nacional da premiação.