PESQUISA EXAME /IDEIA PONTA VITÓRIA DE ACM NETO NO 1º TURNO, COM 51%
  • 1.753
  • 0
  • 08/07/2022 
  • redacao
Divulgada na quinta-feira (07), pesquisa do Instituto Ideia, encomendada pela revista Exame, aponta liderança de ACM Neto (União Brasil) na preferência do eleitorado para a disputa pelo governo da Bahia, com 51% das intenções de voto, número que garante vitória no primeiro turno.
Em seguida aparece o pré-candidato do PT, Jerônimo Rodrigues (PT), com 18%, e o deputado federal João Roma (PL), 13%. Kleber Rosa, do PSOL, tem 2%. Brancos e nulos somam 6%; não sabem 10%. Estes números são referentes à modalidade estimulada (quando o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos).
O cenário é o mesmo na modalidade espontânea, quando o instituto não diz o nome dos candidatos. ACM Neto pontua 26%, seguido por Jerônimo, com 11%, e Roma, 9%. O governador, Rui Costa, que não pode se candidatar por já estar no segundo mandato, foi mencionado por 2% dos eleitores.
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00648/2022, a pesquisa ouviu 1.000 pessoas do estado da Bahia entre os dias 1 e 6 de julho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo turno
O levantamento também fez simulação de três cenários de segundo turno. Nos dois em que ACM Neto está, ele vence o adversário por larga margem, sendo a maior na disputa com Roma (61% a 14%). A pesquisa ainda testou um segundo turno entre Jerônimo e Roma, com vitória do ex-secretário baiano.
No primeiro cenário, Neto tem 58%, e Jerônimo, 19%. Na disputa entre Jerônimo e Roma, o petista venceria com 46% contra 30% do ex-ministro da Cidadania.