ITABUNA: ROTARY CLUB PREMIA ALUNOS VENCEDORES DE CONCURSO LITERÁRIO
  • 718
  • 0
  • 26/05/2024 
  • redacao

Uma noite para valorizar e incentivar a educação. O Rotary Club de Itabuna promoveu na terça-feira, 21 de maio, a cerimônia de premiação do Concurso Literário Adelindo Kfoury Silveira homenageando os três alunos vencedores, seus professores e os coordenadores das escolas que saíram vitoriosas dessa edição do projeto, que acontece desde os anos 90. Este ano, participaram alunos de 12 escolas do município elaborando seus textos com o tema “Notícias Negras: pós-abolição, o que ainda temos a conquistar?”.

 A noite festiva aconteceu na sede do clube no bairro São Judas e foi uma oportunidade de confraternizar com todos os que fizeram parte deste lindo projeto que incentiva a leitura e a escrita e, claro, premiar os talentosos estudantes do nono ano da Rede Municipal. Rhian Venandro de Melo, representante da Escola Municipal Flávio Simões foi o primeiro colocado, levando para casa, além de um notebook, presenteado pela Unex, o prêmio extra oferecido pela Conlar no valor de R$ 500,00. O adolescente, autor de uma redação muito bem elaborada, esteve acompanhado pela mãe orgulhosa.

 Em segundo lugar, ficou a aluna da Escola Municipal Heribaldo Dantas, Luna Araújo das Virgens, presenteada por seu desempenho com um celular smartphone e também o prêmio em dinheiro. Assim como Luna, o terceiro classificado, Pedro Lucas Nunes, aluno da Escola Municipal João Mangabinha Filho, recebeu a mesma premiação, ambos com o patrocínio da Loja Simonetti. Os professores também foram homenageados e premiados por sua dedicação em orientar os autores das redações que se destacaram. A cada escola campeã foi entregue uma edição do livro “Mutucugê” de autoria de Adelindo Kfoury Silveira, o jornalista e escritor rotariano homenageado pelo concurso, para fazer parte da biblioteca, assim como uma muda de Pau-Brasil a ser plantada nos jardins de cada instituição de ensino.

 A presidente 2023/2024 do Rotary Club de Itabuna, Adriana Mozer, destacou que a cada ano o concurso se aperfeiçoa e agradeceu as parcerias firmadas. “Se não houvesse essa dedicação de cada um, não teríamos sucesso. A educação básica é uma das bandeiras do Rotary, assim como o meio ambiente, então defendemos e promovemos essas iniciativas para criar esperança no mundo e mudar a vida desses jovens. Queremos contribuir sempre para uma sociedade mais justa e desenvolvida, e nós, rotarianos, acreditamos que a educação é essencial para isto”, afirmou.

 A secretária de Educação do município, Adriana Tumissa, presente na premiação pelo segundo ano consecutivo, também comemorou a iniciativa do clube de serviço. “Todo esse movimento colaborativo e incentivador da educação mostra que nossos alunos são capazes. O tema fez a nossa comunidade escolar refletir e a educação é o caminho que nos resta para uma sociedade igualitária e justa. Parabéns por mais essa edição e estamos juntos para as próximas”, garantiu.

 O concurso de redação contou com apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Itabuna, por meio da Secretaria da Educação, da CDL e Visão Propaganda, além dos patrocinadores Unex e Lojas Simonetti, que prestigiaram a noite de celebração. Familiares dos alunos, servidores da Seduc e a família rotária também marcaram presença.