PF DEFLAGA OPERAÇÃO CONTRA FRAUDE EM PAGAMENTOS DA LOTERIAS NA BAHIA E OUTROS 05 ESTADOS
  • 3.138
  • 0
  • 10/09/2015 
  • redacao
 O esquema consistia em validação de bilhetes falsos por gerentes da Caixa que viabilizavam o prêmio por meio de suas senhas.

O esquema consistia em validação de bilhetes falsos por gerentes da Caixa que viabilizavam o prêmio por meio de suas senhas.

A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta quinta-feira (10) para desarticular um grupo especializado em fraudar pagamento de loterias da Caixa. Segundo o perfil da PF no Twitter, a Operação Desventura cumpre 54 mandados judiciais na Bahia, Goiás, São Paulo, Sergipe, Paraná e Distrito Federal. São 5 mandados de prisão preventiva, 8 temporárias, 22 conduções coercitivas e 19 buscas. O esquema consistia em validação de bilhetes falsos por gerentes da Caixa que viabilizavam o prêmio por meio de suas senhas. Gerentes eram recrutados por correntistas com grande movimentação financeira, entre eles um ex-jogador da seleção brasileira. De acordo com a corporação, o esquema desviou milhões de valores de bilhetes premiados, não sacados pelos ganhadores, que deveriam ser destinados ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ainda segundo a corporação, quando os criminosos estavam de posse de informações privilegiadas, entravam em contato com os gerentes para que eles viabilizassem o recebimento do prêmio por meio de suas senhas, validando, de forma irregular, os bilhetes falsos. A PF também identificou fraudes na utilização de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), ConstruCard, que é o financiamento da Caixa para a compra de materiais de construção, e liberação irregular de gravames  de veículos. Na manhã desta quinta, agente da Polícia Federal estiveram em um prédio do bairro da Pituba, em Salvador. A operação foi realizada no Edifício Costa Verde, que fica na Avenida Magalhães Neto. Comerciantes que trabalham próximo ao local confirmaram a chegada e a saída dos membros da PF, embora não haja confirmação oficial de que se trate da mesma operação. (Bahia Noticias)