PF FAZ OPERAÇÃO CONTRA FRAUDES NA PREFEITURA DE ILHÉUS
  • 666
  • 0
  • 18/04/2024 
  • redacao

 

A Polícia Federal deflagra na manhã desta quinta-feira (18), a operação “Teatro Mambembe”, com o objetivo de combater crimes de fraude à licitação e desvios de recursos públicos na contratação de empresa pela Prefeitura de Ilhéus, para realizar a manutenção e conservação de prédios públicos municipais. O g1 tenta contato com a Prefeitura de Ilhéus, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem.

As investigações, que tiveram início em 2022, apontam: a existência de um esquema de direcionamento da licitação para a empresa vencedora; fraude documental; superfaturamento dos serviços contratados, que culminou na prestação de serviços de má qualidade. Além disso, a PF descobriu que diversas obras não foram executadas pela empresa vencedora da licitação, mas por pessoas vinculadas a agentes públicos do Executivo e Legislativo Municipal, que não tinham vínculo com o grupo contratado.

Segundo a Polícia Federal, a empresa investigada vem atuando desde 2019 e foi beneficiária de contratos que somam mais de R$ 50 milhões. Os investigados responderão pelos crimes de frustação do caráter competitivo da licitação, fraude em licitação ou contrato, corrupção passiva; estelionato; falsidade Ideológica e associação criminosa.