AURELINO LEAL: PARCERIA ENTRE ESTADO E MUNICÍPIO GARANTE EXAMES DE MAMOGRAFIAS
  • 4.627
  • 0
  • 27/05/2016 
  • redacao
A carreta equipada com três mamógrafos e duas salas de CR (onde é feita a leitura das mamas e o armazenamento das imagens), está instalada na Praça Ramiro Teixeira,

A carreta equipada com três mamógrafos e duas salas de CR (onde é feita a leitura das mamas e o armazenamento das imagens), está instalada na Praça Ramiro Teixeira,

O município de Aurelino Leal recebeu nesta sexta-feira, 27 de maio, a estrutura do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, que faz parte do ‘Saúde Sem Fronteiras’, uma versão mais atualizada do Programa Saúde em Movimento do Governo do Estado. Nos dias de permanência da carreta em Aurelino Leal, mulheres entre 50 e 69 anos de idade, poderão fazer a mamografia.

Vale destacar que esses atendimentos só estão sendo possíveis graças à parceria firmada entre a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e a Secretaria Municipal de Saúde de Aurelino Leal, que ficou responsável por arcar com as despesas de estadia e alimentação da equipe durante permanência da carreta no município.

Para a Prefeita Liu Andrade, a estratégia se configura num presente para o município, pois juntamente com a vinda do Governador Rui Costa, para a inauguração da quadra “Gilberto Ramos de Andrade” o município receberá também esse programa de suma importância para as mulheres na faixa etária dos 50 a 69 anos. A afirmação da prefeita está embasada na dificuldade que a Secretaria municipal de saúde enfrenta para realizar as mamografias.

Com a parceria firmada, a carreta equipada com três mamógrafos e duas salas de CR (onde é feita a leitura das mamas e o armazenamento das imagens), está instalada na Praça Ramiro Teixeira, onde atendera a partir das 7:00 horas de hoje sexta-feira, 27.

A mudança na faixa etária exigida para o exame se deu em razão de um estudo feito pelo INCA, Instituto Nacional do Câncer. No estudo foi constatado que a faixa etária de risco, com maior ocorrência do câncer de mama, inclusive na fase inicial, é a faixa compreendida entre os 50 e 69 anos. (Fonte:aurelinolealalerta.com.br/Abimael Riches)