PREFEITURA DE AURELINO LEAL LANÇA PROJETO SAÚDE E EDUCAÇÃO
  • 2.270
  • 0
  • 23/03/2018 
  • redacao

O Programa Saúde e Educação, leva orientações para estudantes da rede municipal de Aurelino Leal sobre como cuidar bem dos dentes para melhoria no índice que mede a saúde bucal.  As atividades estão sendo desenvolvidas pelos profissionais de odontologia que atendem nas unidades de saúde do município de Aurelino Leal por meio da Secretaria Municipal de Saúde

Nesse trabalho, os profissionais de odontologia realizam visitas periódicas nas escolas municipais, onde oferecem o exame bucal – também chamado de triagem – para avaliar as condições de saúde e avaliar a necessidade de tratamento dentário.

Durante a visita a cada escola, o profissional dá aos estudantes orientações diversas sobre saúde bucal, como escovar os dentes corretamente e realiza aplicações tópicas de flúor. Para reforçar o trabalho de prevenção, a equipe médica também da atenção especial para orientar profissionais da educação, pais e monitores que atuam junto às crianças.

O programa também exercita a prática da escovação para que as crianças aprendam desde pequenas a forma correta de cuidar da higiene bucal. A escovação dentária quando bem feita é um dos melhores meios para se evitar a cárie e as doenças gengivais.

Todos os alunos cujo exames apontam problemas são direcionados para tratamento odontológico na unidade de saúde mais próxima da residência do aluno.

Programa

A Secretaria Municipal de Saúde – SMS conta com o Programa Saúde e Educação que designa dentistas às escolas para dar palestras a pais, alunos e professores, realiza orientação de higiene bucal, escovação supervisionada, aplicação de flúor e exame epidemiológico para classificação de risco. (aurelinoleal.ba.gov.br)