O atual presidente de Câmara de Vereadores de Ubaitaba, Ismaile Mota Santos (P. C do B), se movimentou e conseguiu antecipar a eleição da Mesa Diretora, para o final do último mês de abril. Geralmente essa eleição para escolha das mesas diretoras,  acontece na última sessão do mês  de dezembro 2018.

 Cada presidente tem direito a  exercer um  mandato legislativo  de 02 anos. Ismaile conseguiu articular sua reeleição antecipadamente e contou com apoio da totalidade de seus pares. Com esse resultado, ele permanecerá  na presidência da Casa até 2020.

De acordo com informações, essa releição do vereador Ismaile,  foi uma manobra para evitar que o vereador  Baltazar Esteves Matos retornasse à presidência, já que o mesmo  vinha se movimentando nos bastidores para conseguir votos para viabilizar seu nome como presidente. A Chapa vencedora para o segundo período legislativo ficou assim constituída: Presidente: Ismaile Mota Santo; Vice-Baltazar Esteves Matos (Bal do Armandão); 1º Secretário- Geraldo Braga Santos; 2º -Edson Simões Cesar. (Fonte: jornaltribunadaregiao.com.br)