AURELINO LEAL: MOTORISTAS DE CAMINHÃO FAZEM PROTESTOS NA BR-101
  • 2.731
  • 0
  • 23/05/2018 
  • redacao

O tráfego entre Ubaitaba e Itabuna ficou interrompido na tarde dessa quarta- feira (Foto: Whatsapp

Caminhoneiros fazem protesto nesta  quarta feira (23) na  BR-101, em Aureino Leal . Os motoristas bloquearam o trecho da pista, ocupando toda rodovia depois de atearem fogo em pneus. Há  diversos caminhões no local. O trânsito está complicado na área. Os caminhoneiros questionam o aumento do diesel, anunciado nesta segunda, em mais uma alta do valor das refinarias, de 0,97%  que  vigorou desde dessa terça-feira. A Polícia Rodoviária federal está na área tentando liberar a pista para tráfego de veículos. O acesso só esta liberado para quem vem de Ubaitaba para  a cidade de Aurelino Leal.
A manifestação foi convocada pela Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) e acontece simultaneamente em doze estados brasileiros: Distrito federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul. Os caminhoneiros autônomos reclamam que estão no limite, e que uma carga tributária  menor, daria fôlego a categoria. O diesel representa 42% do custo com a atividade.
O aumento do combustível faz parte da nova política de preços administrado pela Petrobras, que repassa a variação da cotação do petróleo no mercado internacional. Nos últimos meses, o petróleo apresentou bastante alta. A Petrobras diz que as revisões podem ou não refletir para o consumidor final – isso depende dos postos. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis (ANP), o preço médio do diesel nas bombas já acumula alta de 8% no ano. O valor está acima da inflação acumulada no ano, de 0,92%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (jornaltribunadaregiao.com.br)