- 2.310
- 0
- 03/02/2019
- redacao
Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alerta para cuidados que devem ser tomados para prevenir acidentes com escorpiões. Nessa época do ano, devido ao calor, o número de casos envolvendo a espécie aumenta. Os escorpiões são animais terrestres, de atividade noturna, ficando durante o dia em locais sombreados e úmidos, embaixo de troncos de árvores, pedras, cupinzeiros, tijolos, cascas de árvores velhas, construções, frestas de muros, e não são agressivos.
Ocasionalmente, eles se dirigem às casas à procura de abrigo. Os acidentes acontecem em geral quando se mexe onde os escorpiões estão escondidos, pois eles se sentem ameaçados, e, por instinto, atacam para se defender. Dentro de casa, os lugares mais comuns para os animais se esconderem são as roupas ou calçados.
Segundo a Secretaria de Saúde, quando a pessoa for picada pelo escorpião, as medidas de primeiros socorros devem ser: lavar o local da picada; usar compressas mornas para o local da dor; e procurar o serviço médico mais próximo.
PREVENÇÃO
- Manter limpos os quintais, não acumulando folhas secas, lixo e entulhos.
- Remanejar periodicamente materiais de construção armazenados, usando luvas de raspa de couro para proteger as mãos.
- Colocar o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos.
- Conservar camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede.
- Evitar que lençóis toquem o chão.
- Não pendurar roupas na parede.
- Verificar cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-las.
- Limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinhas e caixas de gordura.
- Rebocar frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não apresentem vãos.
- Proteger os predadores naturais dos escorpiões, como calangos, lagartixas, lacraias, corujas, sapos, macacos e galinhas.
- Usar telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.
- Em zona rural, manter limpas as áreas ao redor das residências, não deixando nem acumulando lenha e outros materiais que possam servir de abrigo para os escorpiões.
O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE?
- A recomendação é ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.
ASCOM – Prefeitura Municipal de Maraú
- FAÇA UM COMENTÁRIO
- 0 COMENTÁRIOS