ROTARY CLUB DE ITABUNA COMEMORA 78 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS À COMUNIDADE; VEJA FOTOS
  • 2.323
  • 0
  • 24/11/2019 
  • redacao
Para celebrar os 78 anos da primeira reunião realizada pelo Rotary Club de Itabuna em 11 de novembro de 1941, aconteceu na noite de ontem (22) uma festa dançante na sede do clube. Durante o evento, que teve como tema Boteco do Rotary, foi lembrada toda a movimentação para fundação do clube que hoje é reconhecido em toda cidade por sua tradição em servir à comunidade, sobretudo os menos favorecidos.
A animação da noite ficou por conta da dupla Alex e Gel, com repertório que foi desde a bossa nova ao moderno sertanejo universitário. O cantor Alex Oliveira, que trabalha com música há 26 anos e já animou diversos eventos do Rotary, demonstrou seu entusiasmo em se apresentar na festa dançante. “Fico bastante lisonjeado com o convite. São 78 anos de Rotary Club de Itabuna e é um marco para a dupla Alex e Gel fazer essa festa, alegrando a todos os presentes”, disse.
O rotariano João Otávio, empossado no último dia 7 em Salvador na Academia Brasileira Rotaria de Letras – ABROL, agora faz parte do grupo responsável pela construção, reconhecimento e manutenção da memória e história do Rotarismo. Sobre a fundação do Rotary Club de Itabuna, destacou que à época, teve como primeiro presidente o saudoso Plínio Leite e os membros do clube reuniam-se no extinto hotel Itabuna, no Centro, onde hoje funciona o edifício Módulo Center. “Nosso clube chegará aos 100 anos com uma trajetória muito bonita! Essa chama que foi lançada se mantém acesa e graças ao trabalho de todos estamos escrevendo a cada ano uma nova página dessa história”, reconheceu.
Otávio, que é historiador, é membro do clube há 38 anos e pontuou também algumas das grandes contribuições do clube ao longo destas quase oito décadas para o desenvolvimento de Itabuna e toda a região, como a chegada do serviço de telefonia, a duplicação da rodovia Ilhéus/Itabuna e o estabelecimento da Universidade Estadual de Santa Cruz. A Escola Rotary, situada no bairro Santo Antônio e o Centro de Referência de Reabilitação e Desenvolvimento Humano – CREAD são instituições que também fazem parte desse legado.
Honrado por ser o presidente do Rotary 2019/2020, o publicitário Sílvio Roberto aproveitou para lembrar todos os rotarianos que já presidiram o clube e puderam contribuir com todas essas conquistas. “Certamente esses 78 anos são de serviços prestados, com várias realizações, por isso, parabenizo a todos os que doaram um pouco de sua vida a essa instituição que faz tanto bem ao mundo, afim de diminuir a desigualdade e apoiar as iniciativas que trazem benefício à humanidade”, afirmou.
TUDO PRONTO PARA A QUINTA DA ALEGRIA
Seguindo fielmente um dos fundamentos do Rotary que é “Dar de si antes de pensar em si”, nesse momento festivo em que o clube celebra seu aniversário, o presente vai para a comunidade itabunense. A Quinta da Alegria, ação de maior arrecadação de recursos do Rotary Club de Itabuna para auxiliar entidades filantrópicas e projetos sociais do município, acontece no próximo dia 5 de dezembro. O evento, realizado há 17 anos é resultado de parceria com o Parque de Diversões American Park, que reserva um dia exclusivamente para a ação, doando a renda integral da bilheteria para o projeto.
Com ingressos já à venda desde o mês de outubro, a comissão organizadora do projeto lembra que diferentes instituições itabunenses já foram beneficiadas pela Quinta da Alegria, sobretudo, aquelas voltadas às crianças e adolescentes,  a exemplo da Creche Irmã Margarida, IFCO – Instituto de Flauta Carlos Oliveira e Creche da Paróquia Santa Maria Madalena. Além disso, financiou ainda viagens para jovens bailarinos e atletas de baixa renda, oportunizando a busca da carreira e profissionalização e ajuda ao projeto do Banco de Cadeiras de Rodas do Rotary, que fornece cadeiras aos portadores de deficiências que não tem condição de adquiri- las, dentre muitas outras ações de alcance social.