AURELINO LEAL COMPLETA 53 ANOS DE HISTÓRIA COM UM NOVO TEMPO DE GOVERNO
  • 13.284
  • 0
  • 12/12/2014 
  • redacao
A cidade vem experimentando crescimento com a a chega de novas lojas

A cidade vem experimentando crescimento com a a chega de novas lojas

No próximo dia 15 de dezembro, o município de Aurelino Leal completará 53 anos de emancipação política- administrativa e para comemorar a data,  a prefeitura municipal elaborou um vasta programação que envolve, shows musicais,  apresentações culturais e anuncio de novas obras pela prefeita municipal, Elizângela Ramos de Andrade. As festividades alusivas ao aniversário da cidade começarão   neste sábado (13) com apresentação das bandas,  Trio da Huanna, Binho Alves e Mandrack,  na praça Ramiro Teixeira. No domingo,  a programação constará de shows evangélicos com a bandas,  Bandas Shalon e Forró Abençoado. Já Segunda feira 15, dia do aniversário da cidade ocorrerá alvorada  e missa solene na Igreja matriz de N. Senhora da Conceição.

Histórico:

Criado através da Lei 1.570, de 15 de dezembro de 1961, o município de Aurelino Leal possui uma área territorial de aproximadamente 438 Km2 e uma população de aproximadamente 13.130 habitantes de acordo com o último censo. A principio, a localidade que pertenceu à Capitania de Ilhéus, recebeu a denominação de São Miguel. Depois seu território foi anexado ao município de Barra do Rio das Contas (atual Itacaré). Experimentou crescimento a partir da década de 1930.  Com a chegada da Estrada de Ferro em l940 sofreu modificação na sua denominação. Passou a ser chamado de Arraial de Itaipava. Três anos depois recebeu o nome de Poiri, transformando em distrito de Itacaré.

Limites – Distante 366,3 Km de Salvador (por via rodoviária), e 179    Km em linha reta. O município de Aurelino Leal é cortado pelo Rio Das contas e possui dois distritos: Laje do Banco e Poço Central e limita-se com os municípios de Ubaitaba, Gongogi, Itacaré, Ilhéus, Itapitanga, Dário Meira; Uruçuca e Barra do Rocha.

Pioneiros- Os fundadores do município de Aurelino Leal foram: Ramiro Teixeira, Pedro Elias, Leonel Neves de Melo, Nelson Alonso Fernandes, Manoel Ribeiro Salomão, Américo Amorim e Eduardo Magalhães Menezes. O primeiro prefeito foi Antonio Freitas do Nascimento e a primeira Câmara de Vereadores foiconstituída dos seguintes vereadores: Valmir Mendes Souza, Josias José do Nascimento, Jorge Calheira dos Santos, Valdomiro de Almeida, Manoel Vieira Filho, Reinaldo Almeida, Graciliano Alves Leal, Almir Araujo e Manoel Ribeiro Salomão.

Ao longo da sua história de autonomia político-administrativa, Aurelino Leal teve 12 gestões, sendo prefeitos: Antonio Freitas do   Nascimentos,  Walter Bonfim Lago, Almir Araujo,  Dalila Araujo Vasconcelos, Humberto Vieira Barbosa,, Dalila Vasconcelos, Ubirajara Muniz da Silva, Dalila Araujo, Gilberto Ramos de Andrade, Wilson  Rodrigues Figueiredo,, Gilberto Ramos  de Andrade, Domingos  Marques e  atualmente o município e governado pela senhora Elizângela Ramos de Andrade Garcia. Outros nomes ocuparam o cargo interinamente (Fonte/foto:jornaltribunadaregiao.com.com.br)