NOTA PÚBLICA
  • 9.090
  • 2
  • 31/10/2020 
  • redacao

 

Foram divulgadas “notícias” sobre operação da Polícia Federal, intitulada “Sombra e Escuridão” que foi deflagrada para investigar fraudes em licitações de transporte escolar em diversos municípios da Bahia.

Conforme veiculado pela impressa, a Prefeita Suka teria sido indiciada pela Polícia Federal pelos crimes de fraude à licitação, além de outros.

Mas, o que isso significa?

Absolutamente NADA!

A prefeita figura no inquérito, simplesmente, por ser a prefeita. É o mesmo que acontece quando, por exemplo, um funcionário de certa empresa age inadequadamente – a cobrança e os questionamentos serão feitos não ao funcionário, mas sim, à direção da empresa.

Também, o indiciamento, ato privativo de delegado de polícia, apenas indica, sem qualquer vinculação ou certeza, quem poderia ter participado de determinado crime. A análise se houve culpa ou participação efetiva depende da avaliação da Promotoria de Justiça e, em última análise, ao Juiz quando do efetivo julgamento.

Portanto, nesse momento, o indiciamento é apenas uma fase burocrática com vistas ao prosseguimento da apuração em face dos reais culpados e gestores dos crimes que, porventura, tenha ocorrido nas licitações de diversas prefeituras da região.

O Município foi investigado pelo fato de a empresa envolvida nos crimes também ter vencido certame licitatório aqui em Ubaitaba. No entanto, não houve atuação da prefeita, frise-se, seja para fraudar a licitação, seja para qualquer outra irregularidade.

Apesar do que ocorreu, com suspensão de contratos, surpresas no conhecimento das fraudes pela prefeita, o transporte escolar do nosso município jamais deixou de ser prestado.

A prefeita, desde o momento em que soube da operação, no ano de 2018, e que havia suspeita de fraude à licitação, atuou com a maior transparência possível para auxiliar, tanto a Polícia Federal quanto o Ministério Público Federal nas investigações fornecendo todas as informações e documentos pedidos pelos investigadores.

Assim, neste momento conturbado da política, a verdade é a primeira coisa que se esvai em vista dos interesses escusos para angariar poder. Tenham certeza de que a nossa atuação sempre foi pautada pela honestidade e desafiamos a quem quer que seja a provar o contrário.

Por fim, ressaltamos que o diálogo e a transparência são fundamentais para a consecução de qualquer objetivo de maneira sólida e fluida. Qualquer que seja a postura adotada, a verdade deve sempre prevalecer.

                          Suely Carneiro da Silva Carvalho  

                                         Prefeita

                               Município de Ubaitaba


  1. Jhon Ualace uba disse:

    A gestora do município não é ela não? Logo é responsável pelos contratos celebrados entre a prefeitura e empresas Que piada essa nota.

  2. gilmar disse:

    a prefeita suka e que assina ou seja coloca sua digital nos contratos firmados ela e a unica responsavel pela fraude desse contratos com essa empresa.
    uma delegada de policia federal para indiciar a prefeita de roubo e porque tem indicios de fraude praticados de gestora suka,