UBAITABA: “DIA D” DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA ACONTECEU NESTE SÁBADO (03)
  • 1.090
  • 0
  • 03/07/2021 
  • redacao

 

 

Aconteceu  este sábado (03, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realização  do Dia D de mobilização da vacinação contra a Influenza, na Praça Cultura das 8h as 12h, direcionada ao público prioritário e ao público em geral. A vacinação contra o vírus influenza vai até o dia 9 de julho e segundo a Secretaria de Saúde de Ubaitaba, o município não conseguiu atingir as metas e relaciona essa deficiência a grande procura pela vacinação contra o Covid-19.  A influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, envolvendo o nariz, garganta e brônquios.

O contágio ocorre de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. A preocupação da Secretária de Saúde, Tamires Sampaio, são os grupos prioritários ( Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, Gestantes e puérperas, Trabalhadores da saúde, Idosos com 60 anos ou mais, Professores das escolas públicas e privadas, Indivíduos com deficiência, Profissionais das forças de segurança, Forças armadas, Caminhoneiros, Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e trabalhadores portuários) que são aqueles que correm maior riscos de infecções.

“Esta população é mais suscetível às infecções pelo vírus influenza, podendo ter um agravamento de sintomas e reconte a isso chegar a óbito. Então é necessário que as pessoas não se descuidem da vacinação.” Afirma Tamires. É importante que a comunidade em geral procurem o quanto antes uma das unidades de saúde para se imunizar e saibam que a vacinação contra gripe é tão importante quanto da Covid. Para as pessoas que tomaram ou irão tomar a vacina contra o Covid-19 é preciso o intervalo de 14 dias para se imunizar com a vacina da influenza. Mas é de grande importância que todos sejam imunizados contra ambos os vírus. Por tanto não vacile, vacine-se também contra a influenza. (Thacia Janaina-Ascom/Ubaitaba)