ESTADO ENTREGA A ITACARÉ PLANO DE RECURSOS DA BACIA DO RIO DE CONTAS
  • 955
  • 0
  • 17/09/2021 
  • redacao

 

 

 

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) de Itacaré recebeu nesta terça-feira(14) o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas, entregue pelo técnico do Inema, Sílvio Santos.  O Plano, composto de cinco volumes, é o resultado de anos de estudos específicos com a participação da sociedade civil, através do Comitê de Bacia e dividido em três itens: Diagnóstico, Prognóstico e Diretrizes e Metas.

Para o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, o documento é um instrumento técnico que vai ajudar a resolver nossos problemas com relação à bacia do Rio de Contas e balizar nossos programas e projetos do município. “O Governo do Estado, o município e a sociedade civil estão de parabéns”, ressaltou o prefeito.

O Plano vem sendo desenvolvido desde 2014, com Oficinas Temáticas realizadas nos municípios do entorno da Bacia do Rio de Contas, seguido de rodadas de Consultas Públicas, finalizando essa dinâmica em 2019.  A participação nesses eventos foi efetiva, com mais de 800 pessoas, garantindo a democratização do processo de escuta popular.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Luedy, afirmou que esse é um momento histórico de finalização de um processo difícil e longo, com inúmeros desafios, mas com um final feliz. “A SEMA agradece a todos pelo esforço e coloca à disposição de todos, para consulta na sede da instituição, os cinco volumes do Plano”.  Ele garantiu, também, a apresentação do Plano para o Conselho Municipal de Política Ambiental Integrada de Itacaré (COMPAI), na próxima reunião ordinária. (Fonte: SECOM-Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Itacaré)