CARNAVAL DE RUA DO RIO DE JANEIRO É CANCELADO
  • 381
  • 0
  • 04/01/2022 
  • redacao

Rio de Janeiro não terá carnaval de rua pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia

A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu, nesta terça-feira (4), que a cidade não terá carnaval de rua pelo segundo ano consecutivo devido à alta da Covid-19.

A decisão foi tomada em reunião entre o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a produtora cultural Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação organizadora dos blocos de rua do Rio.

Os desfiles das escolas de samba na Sapucaí, por ora, estão mantidos. No total, 506 blocos de rua se inscreveram para desfilar.

O Governo da Bahia também anunciou o cancelamento dos festejos de carnaval.  O temor da variante Ômicron da Covid-19, que se espalhou na Europa e Estados Unidos, é um dos principais motivos para a desistência.

A taxa de mortalidade por covid-19 no mês de dezembro no estado do Rio de Janeiro foi três vezes maior entre pessoas não vacinadas, quando esse grupo é comparado ao das pessoas que tomaram ao menos uma dose das vacinas disponíveis.

Entre os vacinados com ao menos uma dose, a taxa de mortalidade foi de 0,14 óbitos para cada 100 mil habitantes no mês de dezembro. Entre os não vacinados, a proporção sobe para 0,52 por 100 mil. (Fernando Maia/Riotur)