- 1.226
- 0
- 16/02/2022
- redacao
A Operação Errantes, da Polícia Federal, que visa desarticular uma organização criminosa especializada na prática de fraudes à Previdência Social, foi deflagrada na manhã desta quarta-feira, 16/2, na cidade baiana de Filadélfia, no Centro-Norte a 355 km de Salvador, e nos municípios pernambucanos de Tabira e Petrolina.
De acordo com as investigações, o grupo é suspeito de gerar um prejuízo de cerca de R$ 60 milhões ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) por criar pessoas fictícias para a obtenção indevida do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Na fraude, os criminosos aliciavam idosos que poderiam ter direito ao auxílio, forneciam documentos de identidades falsos, instruíam os processos administrativos de concessão com esses documentos e os orientavam a comparecer nos bancos para que os saques fossem realizados.
Mais de 150 policiais federais, com o apoio do (NUINT) Núcleo de Inteligência Previdenciária e Trabalhista), participaram da ação. 24 mandados de prisão preventiva e 32 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Os envolvidos responderão pelos crimes de estelionato majorado, utilização de documento falso, falsidade ideológica, agiotagem e lavagem de dinheiro. As penas podem chegar a 28 anos de reclusão.
- FAÇA UM COMENTÁRIO
- 0 COMENTÁRIOS