ITACARÉ: PREFEITURA INICIA O PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA DIGNIDADE MENSTRUAL
  • 759
  • 0
  • 09/04/2022 
  • redacao

A Prefeitura de Itacaré iniciou nesta quinta-feira(07) a distribuição de kits de higiene menstrual do Programa de Dignidade Menstrual, uma iniciativa que vai atender estudantes da rede pública de ensino e mulheres em situação de vulnerabilidade social. O ato de lançamento aconteceu no refeitório do Centro Educacional de Itacaré (CEI) e também no Colégio Municipal Maria Benjanmina da Cruz, contando com a presença do vereador Diego de Bidal e do grupo Mulheres que Cuidam, uma equipe formada por representantes das mais diversas secretarias municipais que estará responsável pela execução do programa.

A entrega mensal de um kit de higiene menstrual acontecerá nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Os kits são destinados a atender as estudantes das escolas públicas e as mulheres em situação de vulnerabilidade social previamente cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Social.

Durante o lançamento do programa as representantes do município informaram que a iniciativa faz parte do projeto do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, de combater a precariedade menstrual, além de promover a ação integral à saúde da mulher e aos cuidados básicos decorrentes da menstruação. O programa também visa garantir a universalização do acesso às mulheres em situação de vulnerabilidade econômica aos absorventes higiênicos durante o ciclo menstrual.

O Programa Municipal de Promoção da Dignidade Menstrual está previsto na Lei 396/21, de autoria do vereador Diego de Bidal, aprovada por unanimidade pela Câmara e sancionada pelo prefeito Antônio de Anízio. Além das ações de assistência à mulher, a lei também estabeleceu o dia 28 de maio como Dia da Dignidade Menstrual, quando serão organizadas atividades de conscientização e combate à pobreza menstrual.