PENÍNSULA DE MARAÚ: TORNEIO DE PESCA DE FUNDO ACONTECE PELA PRIMEIRA VEZ EM BARRA GRANDE DIAS 20 E 21
  • 515
  • 0
  • 16/05/2022 
  • redacao

 

A Prefeitura Municipal de Maraú, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, realiza nos próximos dias 20 e 21 de maio, o Torneio Duda Mendonça de Pesca de Fundo em parceria com o Yacht Clube da Bahia. A premiação será conferida ao 1º, 2º e 3º lugar (maior captura), sendo válidos os peixes de fundo, com exceção dos que estão relacionados a Portaria 445/2014 no MPA, não tendo limites da captura por espécie.

 

Cada peixe pescado e pesado receberá um ponto por grama e o vencedor será o que tiver maior pontuação. Os critérios de desempate serão o exemplar mais pesado das etapas válidas e sorteio. As lanchas poderão sair do Yacht Clube da Bahia no dia 20 de maio e da base do torneio em Barra Grande. Já no dia 21, a saída será às 6h e a chegada às 17h da base do torneio em Barra Grande.

Leco Levita – Secretário de Turismo.

“O turismo de pesca é de suma importância para o cenário do turismo nacional, pois movimenta a nossa economia, estimula a pesca esportiva e também promove a conscientização dos pescadores. Lembrando que a prática garante respaldo a sustentabilidade de pesca por hobby, garantindo a reprodução da espécie”, informa o secretário de turismo e lazer de Maraú, Leco Levita. “É um evento pioneiro no nosso município que com certeza trará ótimos frutos para toda a península. Vamos ainda homenagear os pescadores mais antigos de Barra Grande com uma medalha e doar os peixes capturados a uma comunidade carente”, destaca o secretário. Barra Grande já tem três equipes inscritas.

O diretor de pesca do Yacht Clube da Bahia, Hernani Lopes, ressalta que com a pandemia de Covid-19, os torneios de pesca de fundo ficaram parados em todo o Brasil em razão da ausência de voos, de presença de público e do próprio temor em contrair a doença. “Esse será o primeiro torneio exclusivo da modalidade “fundo” pós-pandemia e nossa expectativa é de que tenhamos um recorde de inscrições e de participação. Tem tudo pra se repetir anualmente e fazer parte do calendário oficial do Yacht Clube da Bahia”, destaca.

Já Marco Antonio Oliveira, participante assíduo de campeonatos de pesca e com diversos títulos conquistados no esporte, lembra da importância do homenageado, Duda Mendonça, para a pesca. “Foi Duda e Paulo Checchet que descobriram nas águas de Maraú um dos mais procurados e saborosos peixes do mar, o saramunete. Esse peixe vive nas profundezas acima de 200m e onde a pesca artesanal praticamente não existe. Habitam nas suas águas, outros peixes esportivos muito procurados como os marlins, azul e branco, dourados, etc. Logo, vejo a iniciativa como um pontapé inicial para um futuro pólo de pesca esportiva com a divulgação desse santuário indescritível e lindo por natureza”, enfatiza.

O Torneio Duda Mendonça de Pesca de Fundo conta com a parceria da pousada Barra Bella, Casa Maraú e Tulum Beach Club.

Do Bahia Notícias