INSTALAÇÃO DE REFINARIA EM ILHÉUS É INTENÇÃO DE CARIOCAS
  • 948
  • 0
  • 30/04/2023 
  • redacao

O projeto de R$ 5,3 bilhões tem sua sede planejada para Ilhéus,

Uma empresa carioca, a Noxis Energy, é a mais nova forte candidata a implantar na Bahia uma refinaria de gás liquefeito de petróleo, gasolina, diesel e óleo combustível para navios. O projeto de R$ 5,3 bilhões tem sua sede planejada para Ilhéus, considerando a estratégia de logística, além da escalada de investimentos rumo aos 500 anos do município, a serem comemorados em 2034.

Já há um protocolo de intenções firmado com o governo baiano, representado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com previsão de início das obras dentro de dois anos.

A previsão inicial é a de geração de 3.500 empregos nas obras de construção da refinaria, mantendo-se estável o número de postos de trabalho em 600 quando as máquinas começarem a operar. – É com muita satisfação que anunciamos que a Bahia vai ganhar mais uma refinaria.

Atualmente contamos com duas em operação, a Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe, e a Dax Oill Refino, localizada em Camaçari – afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida. Segundo Angelo Almeida, a refinaria ilheense tem capacidade para uma maior variedade de derivados, contribuindo na movimentação da economia no país nos setores de processamento e refino, diminuindo a dependência de combustíveis.

São cinco milhões de toneladas anuais saindo de Ilhéus para os diversos pontos de distribuição, caso saia da intenção para a materialidade o pacto entre governo e iniciativa privada. A Noxis Energy é uma empresa de capital privado que iniciou suas atividades no ano de 2018, e trabalha principalmente no refino de petróleo.