BEBER MUITA ÁGUA PODE SER PREJUDICIAL PARA SAÚDE
  • 661
  • 0
  • 18/08/2024 
  • redacao


D3sign/Getty Images

ENTENDA OS RISCOS
A hiponatremia ocorre quando há baixos níveis de sódio no sangue, causado pelo excesso de água. Quadro pode levar a óbito
A hiponatremia é a redução da concentração de sódio no sangue por conta do excesso de água no organismo. Dessa forma, o corpo retém muita água, diluindo a quantidade do soluto no sangue, deixando os níveis abaixo do indicado.
Até então a condição era pouco conhecida. No entanto, dois casos recentes chamaram atenção para o problema. O primeiro trata-se de de um garoto que precisou ser internado após consumir seis garrafas de água em um período muito curto.
No segundo, cujo desfecho foi trágico, uma mulher faleceu também por consumir água em excesso com muita rapidez. Em comum nas duas situações noticiadas, ambos estavam há tempos em atividades ao ar livre durante um calor intenso e, ao sentir muita sede, procuraram se saciar bebendo uma alta quantidade de água em um tempo muito curto.
Como a água pode fazer mal?
De fato, é curioso que a água, substância vital para a sobrevivência humana, possa fazer mal à saúde de alguma forma. Mas isso é o que acontece no caso da hiponatremia. “Todo organismo tem uma regulação muito forte e o rim desempenha um papel fundamental. A ingestão de uma grande quantidade de água num curto período de tempo faz com que ele não consiga adaptar esse controle”, alerta o médico cardiologista Dr. Rizzieri Gomes.
“A pessoa acaba perdendo sódio em grande quantidade, levando à condição, que pode gerar muitas complicações. É o caso, por exemplo, de náuseas, dores no corpo, câimbras, confusão mental e outras mais graves como o edema cerebral e a convulsão”, aponta o especialista.
O fenômeno ocorre quando a concentração de sódio no sangue está abaixo do normal, ou seja, menor que 135 mEq/L. O sódio é um mineral essencial para o equilíbrio dos líquidos corporais, a transmissão dos impulsos nervosos e a contração muscular. Por isso, quando em falta pode no organismo pode levar a consequências graves. ( Por: Metropoles)