OUTONO: MORADORES DE BUSCA VIDA ESTÃO SENDO ALERTADOS PARA COMBATER A DENGUE , OUTRAS ARBOVIROSES E A RAIVA
  • 540
  • 0
  • 28/03/2024 
  • redacao

Com as altas temperaturas insistindo em permanecer mesmo no Outono, a chegada do período chuvoso na Bahia e o recorde nos casos de dengue no Brasil, a administração do Condomínio Busca Vida (CBV) está redobrando internamente os cuidados para combater as arboviroses. As mais comuns em ambientes urbanos – dengue, chikungunya e zika – são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Através de campanhas educativas, realizadas por comunicados internos e redes sociais, o CBV relembra algumas dicas importantes e que valem para os condôminos e toda a sociedade, como deixar garrafas e recipientes virados para baixo, tampar tonéis e caixas d’água, manter calhas sempre limpas, colocar areia nos vasos de plantas, retirar sempre a água de pneus e conservar as lixeiras fechadas.

Outro ponto de atenção do CBV diz respeito ao combate à raiva. Isso porque, no ano passado, até o final de março, nove morcegos não hematófagos (não se alimentam de sangue) infectados com o vírus foram diagnosticados na Bahia pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). À época, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) emitiu alerta para a circulação do vírus em zonas urbanas, já que os morcegos foram encontrados, em sua maioria, em três cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), inclusive Camaçari, onde fica Busca Vida.

Os especialistas destacam que para evitar o contágio em humanos, alguns cuidados são essenciais: manter distância de animais silvestres, como morcegos, micos e raposas, atualizar a vacinação antirrábica em animais domésticos, como cães e gatos, e procurar atendimento médico imediatamente após uma suspeita ou confirmação de mordida.

Assessoria de Imprensa: Lume Comunicação Integrada
Coordenação Executiva: Sílvio César Tudela – (71) 99973-9889
Direção Executiva: Cristina Barude – (71) 99973-9171