ITACARÉ REALIZA COMBATE À DENGUE NA PASSAGEM E EM TABOQUINHAS
  • 244
  • 0
  • 30/04/2022 
  • redacao

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou a ação de combate à dengue no bairro da Passagem, em Itacaré,

O trabalho de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor dos casos de dengue, Zica e Chikungunya, continua sendo realizado pela Prefeitura de Itacaré, com ações semanais nos mais diversos bairros e comunidades do município, tanto na sede quanto na zona rural. E nesta sexta-feira a equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou a ação de combate à dengue no bairro da Passagem, em Itacaré, e no bairro São Borges, no distrito de Taboquinhas. O objetivo é eliminar os criadouros dos mosquitos

Uma das preocupações da equipe de vigilância epidemiológica é com as constantes chuvas desse período do ano, com o acúmulo de água parada e o forte calor, sendo propício para a proliferação do mosquito. De acordo com a Secretaria de Saúde, o trabalho vai continuar e na próxima semana, no dia 06 de maio, será a vez de atender a comunidade do Pé da Pancada, em Taboquinhas, e os bairros Santo Antônio e Ribeirinha, em Itacaré. Já no dia 13 de maio será a vez da comunidade de Rua de Palha e os bairros da Concha e Pituba.

Como parte das ações, os agentes de endemias realizam ações educativas, através de orientação à população, e aplicação de larvicida nos locais com larvas dos mosquitos. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou a importância de todos estarem juntos nessa luta para combater a dengue, daí a necessidade de realizar as campanhas educativas, visitas dos agentes de endemias aos bairros e distritos e a orientação à comunidade, principalmente nesse período do ano onde aumenta a proliferação do mosquito transmissor da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde também pede a colaboração dos cidadãos e orienta que aproveitem esse período para observar o acúmulo de água parada em garrafas, vasos de plantas e pneus. Além disso, é preciso manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva, assim como limpar os vasinhos de planta e vasilhas usadas para colocar água para animais, retirar água de plantas que acumulam água, limpar as calhas, manter caixas d’água e cisternas tampadas e descartar adequadamente objetos que acumulam água. (Fonte: SECOM-Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Itacaré)