- 463
- 0
- 08/11/2024
- redacao
Ao longo dos 16 anos de realização, o Festival de Dança Itacaré vem acolhendo propostas em Dança que se caracterizam por se mostrarem emancipadas de modelos hegemônicos, que evidenciam grupos minorizados e práticas do corpo enquanto expressão de arte.
Como parte da extensa programação da 12ª edição do Festival, a oficina-espetáculo Transperformance Coletiva culminou em um cortejo que aconteceu pelas ruas do centro de Ilhéus. Esse momento reuniu os participantes da oficina que durou uma semana e que foi facilitada por Princesa Ricardo Marinelli (Curitiba/PR), promovendo uma experiência em dança para um grupo diverso, formado por pessoas de diferentes idades e envolvimentos em dança.
Ao longo do percurso, o cortejo teve como objetivo promover performances artísticas para os participantes e interações com os transeuntes, tal como já realizado em Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Luís (MA). A experiência de grupos minorizados que usam seus corpos para promover a expressão da dança foi o foco dessa atividade.
Nascido em um quilombo urbano, em Itacaré, e projetado para o mundo justamente pelos tipos de propostas de dança que acolhe, o Festival se consolida a cada ano e, em 2024, passa a ser internacional. A programação se estende até o dia 10 de novembro com espetáculos de seis estados brasileiros e também de cinco países – Argentina, França, Costa do Marfim, Moçambique e Portugal, promovendo uma experiência única e gratuita para a população de Ilhéus e Itacaré. Sua programação ocupa as ruas, clubes, terreiro, cabanas de praia e o galpão no quilombo urbano do Porto de trás (em Itacaré, uma vez que a cidade não tem um Teatro). Além disso, aquece a economia local com a contratação de profissionais e serviços dos municípios envolvidos. A cidade de Ilhéus esteve contemplada em boa parte das edições do evento.
Pela sua história e contribuições à Dança, o Festival tem chamado atenção de espaços internacionais de discussão sobre a linguagem, como a participação da idealizadora, Verusya Correia, em 2022, no Programa Internacional de Visitantes pela NRW KULTURsekretariat, na cidade de Düsseldorf, na Alemanha; no festival Internacional Tanzmesse NRW 2022, em Moçambique; e no programa FOCUS do Institut Français em Paris, em 2024.
O valor e a fonte de recursos para viabilizar o projeto, fomentado pelo PROGRAMA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES CONTINUADAS 2023, podem ser acessados na portaria n° 592, do dia 15 de dezembro de 2023, no Diário Oficial da União. O Festival de Dança Itacaré-ANO XII é uma produção da Casa Ver Arte, com apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré. Mais informações sobre esta que já é a maior edição realizada, podem ser acessadas no site www.festivaldedancaitacare.com.br/ANO-XII/
Foto: Acervo do Festival de Dança Itacaré | Bruno Morais.
- FAÇA UM COMENTÁRIO
- 0 COMENTÁRIOS