- 101
- 0
- 05/02/2025
- redacao
A obra de pavimentação da BR-030, que conecta a BR-101 ao município de Maraú, na Bahia, foi suspensa após uma intervenção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA). A decisão ocorreu em resposta a uma denúncia de extração indevida da chamada “Pedra de Oxóssi”, um material de relevante significado cultural e ambiental na região.
Em entrevista exclusiva, o deputado federal João Bacelar (PL) expressou forte descontentamento com o embargo. “Isso é um absurdo. Nesta semana, vou ao Dnit e ao IPHAN tratar sobre essa obra, que é uma luta do meu mandato há mais de seis anos e tem uma grande importância para Maraú. Vamos nos mobilizar para viabilizar a liberação, se for o caso usa outro local para a extração”, afirmou Bacelar.
O embargo coloca em cheque o progresso da obra, que prometia melhorar a infraestrutura e o acesso à região de Maraú, conhecida por suas belezas naturais e como ponto turístico emergente. A paralisação levanta questões sobre o equilíbrio entre desenvolvimento e preservação ambiental e cultural, especialmente em áreas sensíveis.
Autoridades locais e ambientalistas estão agora em um impasse, buscando alternativas que permitam retomar as obras sem comprometer o patrimônio natural e histórico da região. A situação continua evoluindo, e mais esforços de diálogo estão sendo agendados para encontrar uma solução viável que atenda todas as partes envolvidas. (Informação: Políticos do Sul da Bahia)
- FAÇA UM COMENTÁRIO
- 0 COMENTÁRIOS