UBAITABA: EX-PREFEITO ZÉ VERMELHO SE ESTIVESSE VIVO COMPLETARIA 92 AN0S
  • 300
  • 0
  • 16/04/2025 
  • redacao

Zé Vermelho deixou sua marca no município (Foto: Arq/Jornal Tribuna da Regiao

O ex-prefeito de Ubaitaba, José Carlos da Silva Almeida (Zé Vermelho), se estivesse vivo  teria completado 92 anos na última segunda-feira (14) de Abril. Filho do saudoso ex-prefeito  Asclepíades da Rocha Almeida. Casado com a senhora Sônia Lona,  dessa união nasceram quatro filhos  (Zé Carlos, Luciano, Soninha e Élcia) que  lhe deram diversos netos e uma legião  bisnetos.

A política sempre foi a marca principal da família Almeida. A disputa pela prefeitura de Ubaitaba passou pelas mãos do patriarca Asclepíades da Rocha  Almeida, que derrotou o velho cacique,  Otacílio Gomes na década de 50.

Depois chegou a vez do filho, José Carlos da Silva Almeida (Zé Vermelho)  ser  eleito duas vezes para   governar  o município. Renunciou no segundo mandato para dar lugar ao irmão, Asclepíades da Silva Almeida (Banda), que ocupava a presidência da Câmara de Vereadores, já que não havia o cargo de vice-prefeito. Em  1988, Zé Vermelho é reeleito  para ocupar o terceiro mandato. Não podemos desconhecer a importância da sua obra como gestor público municipal de Ubaitaba.

Em 1992 lança seu sobrinho, Asclepíades de Almeida Queirós (Bêda)  que foi derrotado pelo ex-prefeito, Armando Uzêda Pires.  Em 1996, Bêda Almeida se candidata e novamente  perde a eleição  para José Guilherme Correia (Zito).

Já em 2.000 Beda  se lança novamente e desta vez  sai vitorioso e permanecendo  no cargo por dois mandatos. Em 2008 lança seu primo, Alexandre Negri de Almeida que se elegeu com uma boa margem de votos. Já em 2012 volta a governar o município pela terceira vez. Em 2020 Bêda Almeida   foi eleito o novamente prefeito de Ubaitaba para seu quarto mandato. Em   2024, foi candidato à reeleição e perde para atual prefeita, Gracinha de Deus Viana. (Texto: Humberto Hugo/jornaltribunadaregiaio.com.br)

 

 

 

 

 

 

Casado com a senhora Sônia Lona,  dessa união nasceram quatro filhos  (Zé Carlos, Luciano, Soninha e Élcia) que  lhe deram diversos netos e bisnetos.