PROGRAMAÇÃO CULTURAL CELEBRA O MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM TODA BAHIA
  • 2.391
  • 1
  • 19/11/2015 
  • redacao

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. Em lembrança a data, o Governo do Estado da Bahia tem preparado shows, mostras, espetáculos de teatro e dança, além de palestras sobre a importância da cultura de matriz africana na Bahia.

No mês de novembro, estão sendo realizados um total de 61 eventos. Na terça-feira (17), começou em Salvador a programação especial Consciência Viva, com celebração da cultura negra, através de apresentações do bloco afro Muzenza, das bandas IFÁ Afrobeat, Diamba e Afrodisíaco e atividades como VI Encontro Mauanda Bankoma, entre outras atrações. A programação do Consciência Viva vai até o sábado (21).

No dia da Consciência Negra, duas caminhadas estão previstas para acontecer em Salvador. A partir das 15h, a XXXVI Marcha Zumbi dos Palmares, uma iniciativa da Coordenação Nacional de Entidades Negras, tem saída prevista do Campo Grande com destino à Praça Municipal. Já a 15ª Caminhada da Liberdade, sob a responsabilidade do Fórum de Entidades Negras da Bahia, será animada ao som de trio elétrico, saindo da Lapinha com destino à Baixa dos Sapateiros, e microtrio, do Curuzu à Lapinha.

No Cine Teatro Solar Boa Vista, uma programação temática vai reunir diversas atividades em multi linguagens, como a mostra ‘Artes do Engenho – Consciência Negra’, até domingo (22).

Por sua vez, o Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, recebe a exposição ‘Faces’, do fotógrafo baiano Alvaro Villela, até o dia 30, das 14h às 19h. A mostra retrata a interpretação do artista aos quilombolas nas comunidades da Barra e do Bananal, que vivem desde o século 17 às margens do rio Brumado, na Chapada Diamantina. (Correio)


  1. joão de deus ferreira disse:

    RIO DOCE ESTÁ AGONIZANTE

    O PUJANTE RIO DOCE, produtor de grandes riquezas que alimentou milhões de pessoas, hoje se encontra debilitado, por que não dizer em agonia por falta de homens que enxergasse a sua patologia. MAIS difícil ficou a situação do RIO DOCE, com a queda da barragem de rejeito e suas margens tomada por um enorme lamaçal que levou tudo que se encontrava em sua frente. TODA flora aquática e seus viveres ficaram sem vida no lamaçal ou agonizando sobre ela, pedindo socorro, milhares de exemplares agonizaram até o seu último resquício de vida.
    MORRERAM pela alta concentração de veneno, e barro contido na massa liquida água do rejeito minerado.
    O HOMEM usou e abusou das riquezas do solo e ficaram com vergonha de limpar as sujeiras do prato que ti alimentou por muitos anos.
    A HISTÓRIA DO HOMEM E AS BACIAS HIDROGRAFICAS, O BERÇO DO DESENVOLVIMENTO DE CADA POVO MINEIRO OU CAPIXABA TEM MUITO HAVER COM O RIO DOCE DE TANTAS RIQUEZAS E HISTÓRIAS.
    O RIO DOCE ainda pulsa com muita dificuldade, a espera de um homem que injete ações de recuperação em seu leito, em sua bacia hidrográfica que está degradada, em seus afluentes e igarapés, colocar proteínas em todo os seus leitos e margens, e assim acabando com a fome e a miséria que se estalou nessas regiões.
    PARA RECUPERAR O RIO DOCE é necessário tornar potável RIOS E IGARAOÉS PARA QUE ESSA ÁGUA lave o veneno que está contido na lama que se encontra no fundo do RIO DOCE, para que nasça uma nova flora aquática de um novo começo. BEM como acabar com as erosões, assoreamento, e reflorestar as suas margens e todo segmento de cada calha, e molhar as mudas que serão plantadas nas serras, e a água será bombeada por energia limpa renovável, que pode correr, voar e navegar. ESSE projeto que vai molhar mudas nas serras, é desconhecido das UNIVERSIDADES, e os esgotos terão mais de um destino e cada rio e igarapés, terão uma fábrica de micro-organismo para encher o saco dos prós graduados em meio ambiente de FOME DECLARADA. E esse mesmo projeto irá tirar o mau cheiro da BAIA DE GUANABARA, que consumiu um bilhão e duzentos milhões e o mau cheiro continua o mesmo.
    RESTAURAR A NATUREZA TOMADA POR LAMA É POSSIVEL. RIO DOCE SOFREU O MAIS ALTO RIGOR DO CLIMA E AÇÃO DO HOMEM, É NECESSÁRIO COM URGÊNCIA URGENTISSIMA SER REVITALIZADO OU REVIVIFICAR.
    OBSERVAÇÃO VENENOSA no ESTADO DO PARÁ ocorreu uma grande mortandade de peixes no RIO PARAOPEBAS e os urubus estavam comendo os peixes, e no desastre do RIO DOCE OS URUBUS ESTÃO FAZENDO O MESMO.
    SEM CITAR PRAZOS DILMA ANUNCIA REVITALIZAÇÃO DO RIO DOCE.
    DILMA VAI FAZER POR RIO DOCE O MESMO QUE ELA FEIS PELO NORDESTE.
    DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL TEM A SOMA DE UM MILHÃO DE KM² DESMATADO.
    RESERVATÓRIOS NO NORDESTE CAEM A NIVEIS CRITICOS, E O GOVERNO FEIS O QUE?
    O PAPA DIZ QUE DEUS E JESUS ESTÁ CHORANDO POR GUERRA, O PAPA NÃO CONHECE DEUS OU JESUS, O SER SUPERIOR SOBRE TODAS AS COISAS, NÃO CHORA POR ERROS DE SEUS CRIADOS, TODOS TEM O LIVRE ARBITRIO.

    O PODEROSO DEUS ESTÁ REUNINDO A SUA IGREJA.

    JOÃO DE DEUS FERREIRA O HOMEM.