- 3.817
- 0
- 04/09/2014
- redacao
O Ministério da Educação autorizou a criação de seis cursos de medicina na Bahia. Itabuna está entre os municípios beneficiados na chamada pública anunciada nesta quinta (4) pelos ministros da Saúde, Arthur Chioro, e da Educação, José Henrique Paim. Uma comissão do ministério avaliou a estrutura dos municípios para receber os cursos. Além de Itabuna, passaram na avaliação Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Jacobina e Juazeiro.
Por meio de sua assessoria, o prefeito Claudevane Leite, de Itabuna, comemorou. “É uma conquista importante e demonstra que estamos abrindo novos horizontes para a formação dos nosso jovens”. O curso será oferecido por uma instituição privada, também obrigada a implantar residência médica e investir em rede de saúde.
De acordo com informações de mercado, a FTC e a Unime teriam interesse em implantar um curso de medicina em Itabuna. Será o segundo no sul da Bahia. O primeiro foi implantado em 2002, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
– O que estamos fazendo é invertendo o processo. Até há pouco tempo, os cursos de medicina eram demandados no MEC pelas instituições de ensino, agora nós primeiro definimos quais as regiões que devem receber esses cursos, e os municípios têm que fazer um esforço preparando sua rede de saúde para atender à prática, que é fundamental na formação – explicou o ministro da Educação. Pimenta com Agência Brasil.
- FAÇA UM COMENTÁRIO
- 0 COMENTÁRIOS