100 ANOS DA PARÓQUIA: SALVE SANTO ANTONIO PADROEIRO DE UBAITABA
  • 2.893
  • 0
  • 13/06/2017 
  • redacao

100 ANOS DA PARAOQUIA DE SANTO ANTOIO

Fiéis, devotos, admiradores e  amigos de Santo Antonio, porção do povo de Deus, que se encontra em Ubaitaba, sentem-se alegres em elevar a Deus a gratidão pelo Dom da Vida concedido ao nosso padroeiro Santo Antonio.

Prossegue  a festa em louvor a Santo Antonio, padroeiro de Ubaitaba. Este ano o evento tem uma motivação especial, pois também celebra os 100º aniversário da Paróquia que foi instalada no dia 16 de maio de 1917, tendo como primeiro pároco, Alfredo  Pinto Damásio. Ele foi o primeiro padre a conduzir o Curato de Santo Antonio de Itapira.  A primeira capela estava localizada na  praça Santo Antonio.

O Curato passou  a categoria  de paróquia de Santo Antonio no dia 03 de fevereiro  de 1934 e posteriormente com a alteração do nome do município, veio a chamar-se Paróquia de Santo Antonio de Ubaitaba.

A primeira festa em Louvor ao Glorioso Santo Antonio de Lisboa aconteceu no dia 13 de junho de 1947. O trezenário ocorreu de 31 de maio a 13 de junho, sob a coordenação dos padres, José Gonçalves e Edgar Santos Torres.

 Assumindo a paróquia de Santo Antonio de Ubaitaba, em 30 de julho de 1947, o padre Edgar Torres encontrou a igreja muito danificada e determinou não realizar reformas. Em conversa com o Sr. Antonio Ferreira da Silva, referente às condições físicas da igreja, este cedeu espaço, em sua residência, para as celebrações religiosas, nascendo, alí a  Capela de N. S.  de Fátima, à avenida presidente Vargas, onde ocorreu a festa de Nossa Senhora de Fátima, com trezenário de 01 a 13 de outubro.

Todas as celebrações e festas da Paróquia de Santo Antonio de Ubaitaba eram realizadas na Capela.

Em 12 de outubro de 1966, Dom Frei Caetano dos Santos elevou a Capela de Nossa Senhora de Fátima à Categoria de Matriz Provisória.

Em 1934, o Cônego Fernando de Oliveira e o prefeito Rui Santos, escolheram o local para construção da futura matriz.

Em 13 de junho de 1947, foi colocada e benta a primeira pedra da Nova Matriz de Santo Antonio.

Em 02 de janeiro de 1950, começou o nivelamento do terreno onde seria construída a nova matriz.

 Em 1976, foi nomeado o novo vigário da Paróquia, o Padre Sebastião Bezerra.

No dia 04 de junho, iniciou a construção da Casa Paroquial (ao lado da atual igreja matriz). Em 1977, com muitas dificuldades e confrontos, Padre Sebastião não desanimou e deu inicio a construção da nova Matriz de Santo Antonio, vencendo os muitos obstáculos. Favoreceu-se da fase esplêndida da cultura do cacau e pedia, com veemência, donativos para construção da nova matriz. Não tinha medo. Em momentos difíceis, acreditou no infinito Poder do Criador. Seguiu avante e a Matriz do nosso Padroeiro Santo Antonio foi edificada, para o crescimento do Reino de Deus em Ubaitaba. Atualmente  o Paróquia ´é comandada pelo  jovem  padre Albervan da Silva Cruz . jornaltribunadaregiao.com.br