PROJETO CINE DEBATE APRESENTA FILME INFANTIL EM ESCOLA MUNICIPAL DE ITACARÉ
  • 3.253
  • 0
  • 01/09/2017 
  • redacao

Despertar a consciência crítica e promover o debate entre os estudantes a partir do cinema. Esse é o principal objetivo do projeto Cine Debate, promovido pela Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura da Prefeitura de Itacaré, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. E neste sábado, a partir das 8 horas da manhã, será exibido o filme infantil “As Aventuras do Avião Vermelho”, para os alunos do Colégio Municipal Manoel Castro.

Como parte do projeto Cine Debate, desde o início do ano letivo diversos filmes estão sendo apresentados para os alunos de diversas escolas de Itacaré, da sede e da zona rural, O projeto, coordenado pelo diretor de Cultura, Rafael Barros, e pelo supervisor de Eventos e Projetos Culturais, Josenildo Marques, consiste na exibição de filmes educativos e rodada de debates e discussões sobre importantes temas do dia a dia dos alunos, despertando a consciência crítica e a reflexão sobre os problemas da sua realidade.

E logo após a exibição é feito um debate e distribuído um roteiro de análise do conteúdo, identificada a síntese, a ideia e a mensagem do filme e discutido sobre as cenas mais fortes da obra. De acordo com os organizadores do projeto, a proposta é trabalhar sempre a identidade dos estudantes, debatendo temas ligados à realidade dos alunos. Já foram exibidos filmes sobre o racismo e a desigualdade social e serão trabalhados ainda temas como Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Gravidez na Adolescência.

SINOPSE – O filme “As Aventuras do Avião Vermelho” conta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka. A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios – África, China, Índia, Rússia. Ao longo dessa jornada, Fernandinho descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.

Prefeitura Municipal de Itacaré

Assessoria de Comunicação