IIIº FESTIVAL DO CHOCOLATE E 5º AGROCACAU MOVIMENTAM IPIAÚ NESTE FINALDE SEMANA
  • 2.505
  • 0
  • 25/04/2018 
  • redacao
A terceira edição do Festival do Chocolate e o 5º Agrocacau acontecem neste final de semana em Ipiaú. O duplo evento, na Praça Rui Barbosa, envolverá diversas atrações e conta com a organização conjunta do Território Médio Rio das Contas (TMRC), através do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER), Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Território Médio Rio das Contas (APROC) e Prefeitura Municipal de Ipiaú. Da programação constam palestras, shows musicais, degustações, concursos de tortas e bolos, além da finalíssima do concurso para a escolha da Garota Chocolate. O Festival objetiva promover a visibilidade do chocolate de origem e fomentar os negócios da cacauicultura, assim como estimular o turismo e a gastronomia na região. Reunirá  expositores de chocolates, produtores de cacau e agricultores familiares e dará destaque para a execução dos produtos em processo de industrialização com qualidade e higiene, visando sobretudo contemplar os aspectos, positivos e indispensáveis, da segurança alimentar e nutricional. Já o Agrocacau busca promover a verticalização como estratégia de fortalecimento da economia, tendo por base a cacauicultura de forma sustentável, na versão orgânica, biodinâmica e de bases agroecológicas.
 
Programação
Uma série de atividades estão programadas para os dias 27, 28 e 29. Na sexta-feira, 27, a programação tem inicio às nove horas com a recepção dos produtores. Às 18 horas acontece a abertura dos standes para a visitação pública e em seguida a cozinha infantil: “Brincando e Aprendendo”, organizada pelo serviço de confeitaria da empresa Pró Padeiro e da apresentação da Fanfarra Municipal (Famuip). A solenidade de abertura oficial do festival será às 20 horas, com a presença de diversas autoridades. Logo depois acontece o show musical de Duda Perkata de Couro. Na manhã e tarde de sábado, 28, ocorrerá, no Centro Paroquial da Igreja Matriz de São Roque,  o seminário “Cacau e Chocolate”, com as seguintes palestras, e seus respectivos palestrantes: “Mercado do Cacau e Chocolate”, às 09 horas, com Antonio Zugaib – pesquisador da Ceplac; “Certificação do Cacau”, às 10h:30min, com Adriana Reis – gestora de qualidade do Centro de Inovação do Cacau; “Beneficiamento do Cacau”, às 14 horas, com Pedro Magalhães – cacauicultor e chocolateiro; “Cacau Alimento para o Mundo”, com Valnei Pestana – médico e Secretário da Agricultura e Meio Ambiente do município de Ipiaú.
Garota Chocolate
Ainda no sábado, à noite,  acontecerá, às 20 horas, na Praça Rui Barbosa, o show da Banda Samba do Bom, seguido da etapa regional do Concurso Garota Chocolate e logo depois uma apresentação da Banda SodaPop. A programação prossegue no domingo, 29, com atividades de campo, na Fazenda Pedra Branca, de Carlos Baiardi; Concurso de Tortas e Bolos, na Praça Rui Barbosa; solenidade oficial de encerramento do evento e shows com a cantora Delma (voz e violão) e a banda Seu Agreste.  A expectativa é de que milhares de pessoas provenientes dos diversos município da região  prestigiem o Festival do Chocolate que a cada ano acontece com mais brilhantismo e vem contribuindo para que o sul da Bahia se consolide como um forte polo chocolateiro do Brasil.(Giro/José Américo Castro).