- 1.867
- 1
- 11/06/2018
- redacao
Em xeque nos Estados Unidos, que enfrentam uma crise “histórica” de overdoses, os medicamentos opioides expandiram seu mercado em 465% no Brasil em seis anos, segundo levantamento de pesquisadores brasileiros e norte-americanos.
Essas substâncias são indicadas, entre outras coisas, para aliviar dores fortes ou crônicas, mas viraram questão de saúde pública nos EUA devido a seu potencial viciante. Fazem parte dessa classe de analgésicos os compostos de codeína, fentanila e oxicodona (analisados pelo estudo) e tramadol (não incluído na pesquisa).
Em 2009, o estudo contabilizou 1,6 milhão de vendas em farmácias brasileiras, com prescrição médica — uma vez que o estudo só leva em conta esse tipo de comercialização, com, o uso da substância no país pode ser ainda maior. Em 2015, o patamar já era outro: 9 milhões de prescrições, segundo o artigo Opioid Sales in Contemporary Brazil (Tendências crescentes de venda com prescrição de opioides no Brasil contemporâneo), publicado no American Journal of Public Health.(Stefhanie Piovezan (Colaboração para o UOL, em São Paulo)
Thanks a lot for the article post.Much thanks again. Fantastic.