ITACARÉ REALIZA NESTA 2ª FEIRA REUNIÃO AMPLIADA DO IDOSO
  • 1.965
  • 0
  • 31/03/2019 
  • redacao
A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, estará realizando na próxima segunda-feira, dia 1º de abril, a Reunião Ampliada para a Conferência Territorial do Idoso. O evento será realizado às 14 horas, no Clube Municipal Pirajá é aberto a todos os idosos do município, da sede e da zona rural, num momento importante para discutir junto com todos os segmentos as Políticas Públicas para os Idosos.
Esse ano a Conferência Nacional do Idoso e as conferências territoriais e estaduais terão como tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. A secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Leal, reafirma a importância da participação de todos os idosos nesse encontro, para que cada um possa apontar as dificuldades, as políticas públicas necessárias e a partir desse encontro levantar propostas e eleger os delegados para representar o município da Conferência Territorial.
Além do tema geral escolhido, a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa distribuiu as discussões nos seguintes eixos: direitos fundamentais na construção e na efetivação de políticas públicas; educação: assegurando direitos e emancipação humana; enfrentamento à violação dos direitos humanos da pessoa idosa; e Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas. A proposta das conferências e reuniões ampliadas é ouvir cada pessoa idosa e a partir de então traçar políticas públicas para atender a esse segmento.
O prefeito Antônio de Anízio também conclama a todos os idosos para que participem desse momento onde todos poderão ser ouvidos, terão a oportunidade de expor seus problemas, dificuldades e soluções para uma vida melhor. Trata-se de um momento importante, porque tem caráter deliberativo, onde as pessoas discutem, analisam, estudam, mas logo após essas decisões são encaminhadas para as esferas territoriais, estaduais e nacionais para que possam colocar em prática. O objetivo da conferência é avaliar a aplicação do Estatuto do Idoso e propor ações ao conselho de direito para serem implementadas.