CARAVANA SOCIAL ATENDE POPULAÇÃO DE UBAITABA COM VÁRIOS SERVIÇOS
  • 2.238
  • 0
  • 20/08/2019 
  • redacao

 

A população de Ubaitaba será beneficiada nesta sexta-feira (23), das 8h e 17h, e no sábado (24), das 8h às 12h, com a Caravana da Justiça Social, promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). Com o apoio da Prefeitura, a caravana emitirá, gratuitamente, documentos e também oferecerá serviços na área de saúde, no campus avançado do IFBA.

Na caravana, a população poderá emitir segunda via da Carteira de Identidade (RG) e CPF, além de certidões de Nascimento, Casamento e Óbito e a Carteira de Trabalho e Previdência Social. No local, também serão executadas ações de desenvolvimento social e Direitos Humanos. Para tirar a segunda via do RG, são necessárias duas fotos 3×4.

A comunidade também terá acesso a outros serviços, como o atendimento ao consumidor através do Procon/BA; orientações para emissão de Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência; emissão do cartão ID jovem e a realização de exame de DNA para reconhecimento de paternidade de crianças e adolescentes que não possuem registro paterno na certidão de nascimento.

TRIAGEM

A Coordenação de Políticas para Juventude, em parceria com o Conselho Estadual de Juventude, promoverá uma roda de conversa para orientar os jovens locais sobre políticas públicas, participação social e democracia. A Coordenação LGBT e a Coordenação de Políticas para as Pessoas Idosas também estarão presentes para desenvolverem diálogos informativos com os públicos prioritários de cada área.

No intuito de fortalecer a Política de Assistência Social e contribuir para a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Superintendência de Assistência Social da SJDHDS promoverá a discussão com a população sobre a importância do acompanhamento familiar no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para contribuir para o aprimoramento da proteção integral às famílias vulneráveis.

CIDADANIA

Em nível local, a Secretaria Municipal de Saúde faz a aferição de pressão arterial, testes de glicemia e triagem com o OdontoMóvel para incentivar a Saúde Bucal. A Caravana da Justiça Social é uma realização do Governo da Bahia, por meio da SJDHDS, em parceria com a Prefeitura de Ubaitaba, Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público da Bahia (MP-BA), Tribunal de Justiça do Estado e Defensoria Pública da Bahia, dentre outros órgãos.