PALESTRA DO PROVEDOR DA SANTA CASA NO ROTARY CLUB DE ITABUNA DEBATE CORONAVÍRUS
  • 1.830
  • 1
  • 12/06/2020 
  • redacao

A palestra  do  provedor da Santa Casa   debateu o coronavírus na cidade.

Com a participação do provedor e médico intensivista da Santa Casa de Misericórdia, Dr. Éric Etinger Júnior, a reunião do Rotary Club de Itabuna que aconteceu na noite da última terça-feira, 9 de junho, debateu o coronavírus na cidade. A palestra do rotariano, que é responsável direto pela Unidade de COVID-19 da instituição trouxe esclarecimentos e informações de quem está na linha de frente no combate ao vírus, atendendo inclusive a pacientes advindos de outros municípios da região.

De acordo com Etinger, a Santa Casa inaugurou o serviço da Unidade COVID-19 no dia 25 de março deste ano, com o internamento do ex-deputado estadual Augusto Castro. Desde então, uma estrutura que havia sido pensada e montada para tal demanda já passou por algumas adaptações, conforme se manifesta a doença na cidade. “Uma doença nova traz novos desafios pra nós. O coronavírus provocou mudanças na atuação da medicina, na estrutura disponível e nos procedimentos realizados nos hospitais”, explicou.

O aumento incômodo do número de solicitações de vagas na última semana e a dificuldade de encontrar equipes treinadas e capacitadas para tratamento de pacientes graves também foram abordados na explanação, que incluiu ainda dados do atendimento da Santa Casa durante a pandemia.  Até a terça-feira, o total de atendimentos na instituição somava 221 pacientes positivos, entre os quais 102 tiveram alta e 34 vieram a óbito. “Temos, para atendimento exclusivo do COVID-19, uma Unidade de Terapia Intensiva com 12 leitos preparados com ventilador mecânico e 30 leitos de enfermaria na Santa Casa. Já no Hospital Manoel Novaes, são 3 leitos de UTI COVID-19 pediátricos e 10 de enfermaria”, esclareceu.

Etinger destacou a taxa de mortalidade da Santa Casa, que apesar de não ser motivo para comemoração, por se tratar de óbitos, traz alívio, pois está abaixo da média nacional. “Comparando a taxa de óbitos na UTI, a nossa é de 49% e a do Brasil 66%, sendo que em hospitais públicos é de 70%”, informou. Outro retorno positivo da instituição foi o resultado da testagem de funcionários, que revelou que apenas 7% foram infectados.

A isso se soma mais uma iniciativa: a de realizar testes de COVID-19 em todos os pacientes antes de serem internados nos hospitais para realizar quaisquer procedimentos médicos. Segundo Ettinger, além da Santa Casa, apenas um hospital em Salvador faz o mesmo. “Dessa forma, evitamos uma preocupação generalizada e os pacientes da UTI normal se sentem mais seguros em saber que o paciente ao lado fez o teste antes do internamento”, relatou o médico. Por fim, com a abertura de período para questionamentos dos rotarianos, foram sanadas dúvidas a respeito de temas como a eficácia dos testes para detecção do vírus e incidência em pacientes com comorbidades, entre outros.

O presidente 2019/2020 do Rotary Club de Itabuna Sílvio Roberto, que está no último mês da sua gestão, agradeceu por mais uma vez um rotariano que atua na comunidade ter socializado informações e informou que até a entrega do cargo continuará promovendo debates, palestras e discussões com temas que envolvam toda comunidade com o objetivo de manter os companheiros cientes e participativos das ações sociais na cidade.

                               Banco de cadeira de rodas faz mais uma entrega

Ainda na terça-feira, aconteceu mais uma ação solidária do Rotary através do banco de cadeira de rodas. Elias Veloso e Wellington Ferraz, respectivamente coordenador de Projetos Humanitários e tesoureiro do Clube, realizaram a entrega de uma cadeira de rodas para pessoa carente que não tem condição de adquirir. O beneficiário, Vilibaldo Antônio de Souza, de 79 anos, é morador do Condomínio Itabuna Parque Village no bairro Antique e sofre de Diabetes e Mal de Parkinson. O equipamento foi recebido pelo genro do idoso, Telwallyson Silva dos Santos.


  1. Telwallyson disse:

    Amém abençoados que Deus abençoe poderosamente a vida de vcs. Só tenho agradece primeiramente a Deus segundo estes homem que Deus colocou para nos ajudar só tenho agradece. O meu sogro ficou muito feliz mesmo