SECRETÁRIO DE ITACARÉ FOI ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DE TURISMO DA COSTA DO CACAU
  • 4.461
  • 0
  • 06/01/2021 
  • redacao

 

 

 

O secretário de Turismo da Prefeitura de Itacaré, Jorge Ávila, foi eleito na tarde desta quarta-feira(06), por unanimidade, presidente da Câmara Técnica de Turismo da Costa do Cacau para o biênio 2021/2022. A eleição aconteceu de forma online, através de videoconferência pela plataforma Zoom e contou com a participação de representantes do poder público e da iniciativa privada de diversos municípios regionais, além do diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos Divaldo Borges, representando a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.

 

 

Formadas por 11 municípios do Sul da Bahia com vocação turística, a Câmara Técnica de Turismo da Costa do Cacau foi a primeira instância de governança institucionalizada do estado a ser reconhecida com certificação pelo Ministério do Turismo (MTur). Instituídas pela Lei Estadual do Turismo, a Câmara Técnica reúne participantes do poder público, entidades da iniciativa privada e da sociedade civil e tem como finalidade articular o desenvolvimento do turismo na região.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, parabenizou a Câmara de Turismo da Costa do Cacau pela escola e por se unir em torno de questões comuns que é o desenvolvimento turístico regional, principalmente nesse momento de pandemia onde o desafio é promover o turismo seguro, responsável e dentro dos protocolos sanitários. “Os municípios regionais possuem características comuns e problemas semelhantes, daí a importância da Câmara Técnica para buscar soluções coletivas e que tragam benefícios para todas as cidades da região”, complementou o prefeito.

De acordo com o novo mapa do turismo brasileiro, construído pelo MTur com apoio da Secretaria de Turismo da Bahia, os municípios que compõem a Costa do Cacau são Ilhéus, Itacaré, Maraú, Ipiaú, Una, Canavieiras, Itabuna, Uruçuca, Santa Luzia, Pau Brasil e São José da Vitória. Vale ressaltar que partir de 2021, somente os municípios que participarem de câmaras técnicas institucionalizadas poderão se manter ou ingressar no mapa turístico brasileiro.

PRESENÇAS – Participaram da reunião para a escolha da nova diretoria da Câmara de Turismo a empresária Cida Aguilar Lima, ex-presidente da CTCC; Jorge Ávila, secretário de Turismo de Itacaré, Áttila Eiras – vice-presidente CTCC/ ATIL – Ilhéus; Luciano Veiga – AMURC; Santina Gonçalves, ex-secretaria executiva da CTCC – Una; Breno Pessoa – Associação Cultural APA Itacaré – Serra Grande; Águido Muniz – Secretário de Desenvolvimento Econômico de Uruçuca; Eva Lima – Comtur Itabuna, Oberval Calazans – Setur-Una, Roque Pinto – INI – Ilhéus; Cláudia Cruz – diretora de Turismo e Meio Ambiente de Uruçuca; Marcelo Batista – Ipiaú ; Antônio Cesário Costa – Ipiaú; Liane Reis – Sindicato Patronal Itacaré; Max Carmo de Souza – Setur de Santa Luzia; Moysés Costa Nunes – Canavieiras; Zaira Morelli – ATIL – Ilhéus e Divaldo Borges, da Secretaria de Turismo da Bahia.