ITABUNA: HOSPITAL DE CAMPANHA RECEBE PIMEIRO PACIENTE DEPOIS DE CADASTRAR LEITOS NA CENTRAL DE REGULAÇÃO
  • 1.162
  • 0
  • 01/04/2021 
  • redacao

O Hospital de Campanha de Itabuna recebeu o primeiro paciente para tratamento contra a Covid-19 depois do cadastramento dos 40 leitos junto ao Sistema de Informação Municipal, finalizado através do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O paciente tem 47 anos de idade e é do sexo masculino, que foi removido do Hospital Calixto Midlej Filho, também em Itabuna.

O Hospital de Campanha está instalado em área anexa ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Seus leitos já estarão disponíveis para receber pacientes com a Covid-19 demandados pela Central Estadual de Regulação (CER), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

A unidade hospitalar conta com 20 leitos de UTI e 20 de enfermaria e é resultado dos esfoços do prefeito Augusto Castro para ampliar o atendimento a pacientes com complicações provocadas pela Covid-19. Nele, os pacientes vão encontrar equipamentos com tecnologia de ponta que não se vê em nenhuma Unidade de Terapia Intensiva da região sul do Estado.

“Aqui, temos todas as condições de prestar um atendimento de alta qualidade, sem dever a nenhuma capital do país . E, isso, nos dá muito orgulho. Mas, também muita responsabilidade para fazer o melhor pelos nossos pacientes”, afirmou o médico Erick Ettinger Jr, diretor do Hospital de Campanha.

Ele disse ainda que a qualidade dos ventiladores, camas, monitores e de outros equipamentos, como por exemplo, monitor de atividade cerebral e manta térmica são moderníssimos e serão úteis para salvar vidas.

O Hospital de Campanha recebeu uma visita técnica na segunda-feira passada com as presenças do prefeito Augusto Castro (PSD), vice-prefeito Enderson Guinho (Cidadania) deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), e da coordenadora do Núcleo Regional Sul da Secretaria de Saúde da Bahia, Domilene Borges Costa, além da secretária municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, dentre outras autoridades.

Mesmo com a nova estrutura, a secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, reforça que o apoio das pessoas é fundamental nos esforços das autoridades sanitárias para o enfrentamento a Covid 19.

Por isso, é preciso a higienização das mãos com água e sabão, usar álcool gel 70% e máscaras protetoras, além do distanciamento social. São medidas que precisam ser mantidas por todos. Outra recomendação é sair somente se for necessário.