SAMU REALIZA TREINAMENTO PARA EQUIPES DE ATENDIMENTO DE UBAITABA
  • 942
  • 0
  • 12/05/2021 
  • redacao

.

 

O Treinamento esta acontecendo durante esta semana com o total apoio da Prefeitura Municipal de Ubaitaba e da Secretaria de Saúde,

Profissionais do Serviço do Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizaram nesta terça-feira (11), uma capacitação voltada para o atendimento de urgência e emergência. O treinamento reuniu profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. A iniciativa foi promovida pelo SAMU em parceria com a Secretaria de Saúde de Prefeitura de Ubaitaba.

A capacitação aconteceu no Hospital São Vicente de Paulo em Ubaitaba com aulas práticas de atendimentos de urgência e emergência de situações típicas de solicitações pela a regulação do 192 . Após as aulas teóricas, os profissionais participaram de simulações, onde colocaram em ação tudo que foi estudado como reconhecimento do ambiente, manobras de primeiros socorros, suporte básico de vida, avaliação da vitima, resgates em locais de difíceis acessos, resgates de acidentes veicular, resgate de ambientes confinados entre outros.

“As vezes com apenas uma manobra ou mudança de posição salvamos uma pessoa. Com uma liberação do diafragma podemos fazer com que o paciente não chegue a uma parada respiratória. O olhar clínico e a agilidade para nós socorristas é fundamental” afirma Roniele Freire, Enfermeiro e Coordenador do SAMU em Ubaitaba.

O Treinamento esta acontecendo durante esta semana com o total apoio da Prefeitura Municipal de Ubaitaba e da Secretaria de Saúde, em conjunto com as Bases Descentralizadas da SAMU de Aurelino Leal e Ibirapitanga. E nesta quinta-feira (13) os profissionais continuam o curso na cidade de Ibirapitanga.

A capacitação tem como objetivo de qualificar os profissionais ao local de trabalho onde é fundamental que o profissional saiba avaliar bem cada situação para que seja feito o procedimento adequado durante o atendimento. (Fonte: ASCOM-Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Ubaitaba)