ITACARÉ REALIZOU A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL
  • 617
  • 0
  • 15/03/2022 
  • redacao

 

Representantes dos mais diversos segmentos da comunidade de Itacaré participaram na tarde desta segunda-feira(14) da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, que teve como tema central “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.  O evento foi coordenado pelo Conselho Municipal de Saúde e presidido pela secretária de Saúde, Andréia Palafoz, que destacou a importância de ampliar cada vez mais as discussões sobre a saúde mental, buscando uma melhor assistência, cuidados e os direitos de todos.

Conforme o decreto assinado pelo prefeito Antônio de Anízio, durante a conferência foram debatidos assuntos como “Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania”; “Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental”; “Política de Saúde Mental e os princípios do SUS” e ainda os “Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia”. Desse encontro foram aprovadas as propostas que serão encaminhadas para a Conferência Saúde Mental da Bahia e ainda escolhidos os delegados que estarão representando Itacaré no encontro estadual.

Conforme a escolha, estarão representando o município na conferência estadual os delegados Flavia dos Santos Farias e Maria de Lourdes Silva Santos, representantes dos usuários, Rejane Suely Pereira de Jesus, delegada dos trabalhadores, e Gerson Lino dos Santos Junior, delegado prestador de serviços ou gestão.  Os representantes de Itacaré estarão defendendo as propostas aprovadas na conferência municipal.

Dentre as principais propostas discutidas e aprovadas estão o desenvolvimento de capacitação profissional na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) anualmente; Criação de um centro de reabilitação em álcool e drogas em Itacaré com financiamento tripartite; Garantia da inclusão do terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo como membro da equipe multidisciplinar no CAPS; Passe livre para eventos culturais como teatro e cinema e o incentivo a ingressar em trabalho, dentro de suas limitações, sem perda do BPC ou aposentadoria, dentre vários outros assuntos propostos em cada um dos eixos discutidos.

A Conferência teve como objetivo a promoção do debate da saúde mental com os diversos setores da sociedade no atual cenário da Reforma Psiquiátrica, que indica novos desafios para a melhoria do cuidado em saúde mental no Brasil. O evento foi aberto a toda a comunidade e busca avaliar e discutir as ações de saúde mental. (Fonte: SECOM-Secretaria de Comunicação/Prefeitrua de Itacaré))