PROJETO DE ITACARÉ É PREMIADO NO MAIOR EVENTO DE TURISMO DA AMÉRICA LATINA
  • 3.219
  • 0
  • 12/04/2022 
  • redacao

 

O Programa Turismo CO2 Legal Guardiões do Clima, elaborado pelo Movimento Mecenas da Vida Fraternidade e Paz, que atua na APA Itacaré – Serra Grande, foi um dos ganhadores do Prêmio de Turismo Responsável Lantin America 2022. O prêmio visa prestigiar o turismo responsável do mundo, que validam as boas práticas, fornecendo modelos replicáveis, desde a proteção à criança e benefícios para a comunidade, até às emissões de gases de efeito estufa, e reduções em plásticos descartáveis.

O “World Responsible Tourism Award” é dividido em quatro regiões: África, Índia, América Latina e o resto do mundo, e os vencedores de cada região concorrerão ao Prêmio Global, cuja cerimônia acontecerá em Londres, em novembro de 2022.

 

 

 

 

 

O prêmio foi entregue durante a WTM Latin America, o principal evento da indústria de viagens na América Latina, realizado de 5 a 7 de abril, na Expo Center Norte, em São Paulo. A feira atraiu profissionais de turismo de todo o mundo, gerou milhões em negócios e produziu conteúdos de qualidade que revelam tendências e transformações do setor. E o potencial turístico de Itacaré, representado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Cultura, e empresários do setor, foi um dos destaques do evento.

Já na área ambiental e social, o destaque ficou por conta Programa Turismo CO2 Legal Guardiões do Clima, que tem como objetivo transformar a APA Costa de Itacaré – Serra Grande num destino turístico onde moradores locais, visitantes, empresários, proprietários de imóveis rurais, agricultores familiares, comunidades tradicionais e poder público praticam de forma sinérgica ações socioambientais em prol do clima, da vida e do planeta. O programa premiado foi representado pelo coordenador do Movimento Mecenas da Vida Fraternidade e Paz, Salvador Ribeiro.

O programa “Turismo CO2 Legal” é uma iniciativa socioambiental que vem sendo executada desde 2009 no litoral sul da Bahia e que foi concebida para trazer soluções, simples e práticas, para enfrentar problemas complexos que ameaçam a sustentabilidade local e do planeta. A proposta é buscar formas legais de garantir incentivos fiscais e descontos nos impostos para as empresas que adotam práticas positivas de preservação do meio ambiente.