UESC CONCEDE CINCO NOVOS TÍTULOS DE DOUTOR HONORIS CAUSA; ISAQUAIS QUEIRÓZ ESTÁ NA LISTA
  • 492
  • 0
  • 13/02/2025 
  • redacao

Isaquias Queiroz, campeão olímpico e um dos maiores atletas da história do Brasil,

Foram agraciados o governador Jerônimo Rodrigues, o  esportista Isaquias Queiroz, o médico Sílvio Porto e as lideranças indígenas Maria Valdelice Amaral e Maura Rosa Vieira Titiah

Na primeira reunião do ano de 2025, realizada na última  segunda-feira, dia 10, o Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao governador da Bahia, professor Jerônimo Rodrigues. Na mesma sessão, também foram agraciados com a honraria o canoísta olímpico Isaquias Queiroz dos Santos, o médico Sílvio Porto de Oliveira e duas das mais importantes lideranças indígenas da região: Maria Valdelice Amaral de Jesus e Maura Rosa Vieira Titiah.

A decisão do Consu reconhece a relevância das contribuições dos homenageados para a sociedade em diferentes áreas. Jerônimo Rodrigues, atual governador do Estado, se destaca por sua atuação no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o benefício da sociedade, de modo geral, e especialmente na área da educação com o fortalecimento do ensino superior no estado. “Sua trajetória acadêmica e política reforça o compromisso com a inclusão e a promoção do conhecimento”, declara o reitor Alessandro Fernandes.

Já Isaquias Queiroz, campeão olímpico e um dos maiores atletas da história do Brasil, recebe o título como reconhecimento à sua brilhante carreira no esporte, levando o nome   da Bahia e do Brasil ao mais alto nível no cenário mundial. Nascido em Ubaitaba, Isaquias é exemplo de superação e dedicação, e serve de inspiração para jovens atletas. Seu sucesso impulsionou o desenvolvimento da canoagem na Bahia, levando à criação de centros de treinamento modernos em Ubaitaba, Itacaré e Ubatã. Isaquias se tornou um símbolo de perseverança e transformação social por meio do esporte. (jornaltribunadaregiao.com.br)