JORNALISTA LANÇARÁ LIVRO SOBRE PERSONAGENS DE IPIAÚ
  • 193
  • 0
  • 01/04/2025 
  • redacao

José Américo da Mata Castro, autor

Na noite da próxima sexta-feira, 4 de abril, acontece, no Casarão Cultural de Ipiaú, o lançamento de mais um livro do jornalista José Américo da Matta Castro. A obra intitulada “Personagens de Ipiaú: os folclóricos e outras figuras” reúne mais de 300 crônicas biográficas, com estilo leve, cadenciado e bem humorado.
A publicação viabilizada pela Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA Cultural) , conta com o prefacio do escritor, jornalista e professor Sérgio Mattos, e promete muito sucesso na cidade que tem como principal referencia literária o escritor Euclides Neto, cujo centenário de nascimento vem sendo comemorado este ano.
A coletânea decorre de textos que já foram postados em sites e demais redes sociais de Ipiaú e região, assim como em órgãos da imprensa regional

Sergio Mattos observa que as crônicas históricas de José Américo Castro legitimam os valores da cidadania, as ações em defesa dos interesses do município. “O autor escreve a história de Ipiaú a partir do registro de seus principais personagens, sejam políticos ou pessoas do povo. É difícil escolher uma entre tantas personalidades destacadas por Zé Américo”.
O prefaciador ainda ressalta que além de jornalista atuante sempre em busca de uma notícia nova, José Américo Castro tem realizado um trabalho de resgate da história e se revelado um memorialista nato. “De maneira democrática ele trata todos com o mesmo respeito e destaca suas respectivas qualidades e contribuições dadas para transformar Ipiaú em terreno fértil para a cultura”.
Personagens de Ipiaú: os folclóricos e outras figuras é um livro gostoso de ler. Traz humor, poesia, irreverência e seriedade. O autor faz valer o valor de cada figura biografada, sem distinção. Dos doidos aos letrados, dos extravagantes aos que economizaram, dos honestos aos enrolados. Todos juntos e misturados.