- 181
- 0
- 01/08/2025
- redacao

O Méédico Dr. Hugo Henrique, abordou o tema central e provocou reflexões sobre os caminhos para qualificar o cuidado em saúde. (Foto: Divulgação)
Com o tema “Desafios e alternativas para garantir o cuidado”, o Conselho Municipal de Saúde de Ibirapitanga realizou, nesta quarta-feira (30), a VI Conferência Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.
O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e mobilizou representantes da gestão municipal, profissionais da saúde e moradores da sede e distritos, em torno do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
A conferência foi aberta com uma palestra do médico Dr. Hugo Henrique, que abordou o tema central e provocou reflexões sobre os caminhos para qualificar o cuidado em saúde. Em seguida, os participantes se engajaram em discussões coletivas, resultando na elaboração de propostas dentro de sete eixos temáticos.
Os debates incluíram assuntos como o planejamento e fortalecimento do SUS em Ibirapitanga, atenção integral à saúde da população, importância da saúde mental, valorização da gestão de trabalho e da educação em saúde, ampliação da participação popular e do controle social, aprimoramento do planejamento, da rede e dos processos regulatórios em saúde, além da ampliação e qualificação da assistência farmacêutica no município.
Na semana anterior ao evento, o comitê organizador promoveu pré-conferências nos distritos, com o objetivo de ouvir a população local e construir, de forma democrática, propostas a serem debatidas na etapa municipal.
As conferências de saúde são espaços institucionais e participativos, previstos pela Lei nº 8.142/90, e devem ocorrer a cada quatro anos. Elas permitem que cidadãos e cidadãs avaliem a situação da saúde pública e contribuam com propostas para a formulação de políticas públicas que fortaleçam o SUS em todas as esferas.
O encontro contou com a presença do prefeito Jé Assunção, secretários municipais, membros do Conselho Municipal de Saúde e representantes da comunidade. (Fonte: ASCOM-Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Ibirapitanga)
- FAÇA UM COMENTÁRIO
- 0 COMENTÁRIOS