SISTEMA DE RECONHECIMENTO FACIAL DA SSP CAPTURA 30 FORAGIDOS EM 72 HORAS NA BAHIA
  • 69
  • 0
  • 12/10/2025 
  • redacao

— Crédito: Divulgação/SSP-BA

Nas últimas 72 horas, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) identificou e auxiliou na prisão de 30 foragidos da Justiça. As capturas ocorreram em Salvador e em municípios da Região Metropolitana, incluindo Candeias, Camaçari, Itaparica, Simões Filho e Lauro de Freitas.

Desde que começou a operar, a ferramenta já permitiu a captura de 3.981 pessoas em todo o estado, segundo balanço divulgado pela SSP. Entre janeiro e o início de outubro de 2025, o sistema foi responsável por 1.595 prisões, número que já supera as 1.132 realizadas em todo o ano de 2024.

Os detidos possuem mandados de prisão por crimes como homicídio, roubo, furto, tráfico de drogas, violência contra a mulher, porte ilegal de arma de fogo, estelionato, lesão corporal dolosa, estupro e dívida de pensão alimentícia.

De acordo com a secretaria, o Sistema de Reconhecimento Facial funciona a partir do cruzamento das imagens captadas em tempo real com os dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quando o sistema identifica semelhança superior a 90%, equipes da Polícia Militar são acionadas para realizar a abordagem e a confirmação da identidade. (Bahia Notícias)