- 2.383
- 0
- 03/05/2015
- redacao
Na manhã de 29/04/2015, quatro dias após o ocorrido, um programa de televisão noticiava que, estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Caic Tancredo de Almeida Neves, Valparaíso, Goiás, depredaram a escola em protesto contra a direção que julgavam muito autoritária. Outras notícias acessadas, inclusive as televisionadas, tentam explicar o ocorrido tachando os estudantes de “vândalos”, “indisciplinados” e até mesmo, justificam a ação destes, concluindo que, não passam de usuários de drogas, ou seja, criando esteriótipos que tão bem a grande mídia no nosso país sabe fazer. Então, o ato dos estudantes foi o reflexo da educação a que estão sujeitos? Ou foi um protesto mesmo contra um uma educação autoritária?
As cenas que assistimos deste ato mostram estudantes quebrando cadeiras, janelas e portas. Em protesto, emitem gritos de revolta: “Tira a diretora, tira a diretora…”. As imagens nos remeteram a cenas do filme The Wall, lançado em 1982, produzido pelo diretor britânico Alan Parker e escrito pelo vocalista e baixista da banda britânica de rock Pink Floyd, Roger Waters. A cena do filme foi a que, estudantes, revoltados contra o autoritarismo de um professor que os negligencia e “expõe suas fraquezas”, quebram a escola e cantam: “Nós não precisamos de educação/ Nós não precisamos de controle mental/ De nenhum sarcasmo na sala de aula/ Professores, deixem as crianças em paz!/Ei, professor, deixem-nos, crianças, em paz!/ Afinal, isto é apenas mais um tijolo no muro/De um modo geral, você é apenas mais um tijolo no muro.” Essa passagem do filme remete à música Another brick in the wall (Mais um tijolo no muro), do álbum The Wall, Pink Floyd, que inspirou o filme.
Afinal, a educação em nosso país faz-nos refletir e nos dá condições para pensarmos como sujeitos autônomos, ou tolhe a capacidade criativa e reproduz as relações de poder da sociedade, na tentativa de naturalizar e implantar idéias em nossas mentes que levam simplesmente à morbidez e à apatia? Enfim, a instituição escolar viabiliza a expressão das idéias autênticas? E a educação é um meio de libertar-se ou apenas adestra os indivíduos para que corroborem com idéias de controle social? Afinal, precisamos de educação? Ou ela é, também, um maneira de adestramento?
- FAÇA UM COMENTÁRIO
- 0 COMENTÁRIOS