TECNOLOGIA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO REVOLUCIONA PRODUÇÃO DE CACAU ( *Por Carlos Sanches)
  • 4.104
  • 1
  • 02/06/2015 
  • redacao
O sul da Bahia tem a maior área plantada e lá está o mais inovador produtor de cacau do mundo

O sul da Bahia tem a maior área plantada e lá está o mais inovador produtor de cacau do mundo

 

A crise hídrica impactou o abastecimento de produtos nos supermercados e isso assustou a população. A chuva veio, os reservatórios subiram (pouco, mas subiram), e os produtores rurais passaram a investir mais em tecnologia, ficaram mais preparados para novas crises.  Em meio a tudo isso, teve também o pânico do chocolate: vai faltar cacau ou não vai? Hoje o Brasil, a Índia e a China – os países emergentes – comem cada vez mais chocolate. E a seca maltratou sim as plantações. O mercado aponta que em 2014 houve mais consumo do que produção. Nosso país é o quarto produtor de cacau do mundo e ainda importa a matéria prima. O sul da Bahia tem a maior área plantada e lá está o mais inovador produtor de cacau do mundo: o Grupo Lembrance. Eles são pioneiros em produção de cacau nutrirrigado a pleno sol no extremo Sul baiano, fazendo divisa com os capixabas.

De cacau a futebol – que ambos são paixões dos brasileiros, um dos golaços do Grupo Lembrance foi à adoção da técnica de irrigação por gotejamento que consegue aumentar a produção de cacau em até 590%.

O número é tão bom que assusta. Mas é real. Assusta ainda mais, não é mesmo? Graças à nutrirrigação – prática responsável pelo expressivo aumento da produtividade – que funciona da seguinte forma: o produtor aplica os nutrientes necessários diretamente nas raízes do cacau. É uma lavoura preparada para alta produtividade e totalmente mecanizada. Essa tecnologia permite até a programação dos nutrientes de acordo com a necessidade da cultura e o período do ciclo. É mesmo fantástica.

Muitos produtores já estão adotando, mas ainda é preciso disseminar essa tecnologia, quebrar paradigmas, mitos e contar com o incentivo do nosso governo para ampliar a qualificação profissional, com mais crédito rural, campo e cidade sustentáveis.  E no plano perfeito, já considerando o cacau e o futebol, o produtor rural como o nosso herói anônimo, presente na vida da população urbana todos os dias, por ser o principal responsável pelo nosso alimento. Que o campo esteja sempre presente em nosso dia a dia.

 (*) Engenheiro Agrônomo e Gerente Agronômico da Netafim. 

Sobre a Netafim

Fundada há mais de 45 anos e com cerca de 30 subsidiárias em todo o mundo, a Netafim oferece as melhores soluções aos agricultores de mais de 110 países por meio 15 unidades produtivas, milhares de distribuidores e mais de 4.000 funcionários. No Brasil são três unidades: Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP e em Cabo de Santo Agostinho/PE. O portfólio de produtos inclui sistemas completos de irrigação por gotejamento, microaspersão, controle e monitoramento automatizados, dentre outras.

 


  1. Antônio Carlos Magnavita Maia disse:

    Gostaria de ter seus contatos,pensando possibilidade de viabilizar projeto de irrigação para 50 hec de cacau no sistema cabruca , ou seja,embaixo da mata.